sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Terminou a acção pastoral "Missa com famílias".

O Conselho Pastoral Paroquial planificou para Janeiro/Fevereiro uma acção pastoral a que se deu o nome "Eucaristia com famílias".
O tema do Plano Pastoral é a Eucaristia. Neste lapso de tempo (Janeiro/Fevereiro), o subtema é "Eucaristia e Família". Foi neste contexto que surgiu no Conselho Pastoral a ideia da realização da acção que hoje terminou. Foram nove as celebrações eucarísticas. Pelos diversos povos. Nenhum delas demorou menos de hora e meia.
No geral, esteve muita gente, felizmente. Pais, filhos e avós.
Nestas celebrações, houve espaço para o silêncio, a partilha, a interiorização, a oração colectiva, o compromisso.
O computador portátil deu muito jeito, sobretudo pela possibilidade de ouvir músicas com imagens e de visualizar imagens atinentes à família e Eucaristia. Uma imagem vale mais do que mil palavras, dizem. Por outro lado, o boletim possibilitou às famílias participar nos cânticos, leituras e oração das famílias.
Muito importante foi a participação das pessoas, quer no testemunho que partilharam na homilia, quer pelas intenções formuladas na oração dos fiéis e no momento dos defuntos. Aquele Pai Nosso, quase espontaneamente rezado de mãos dadas, após a audição do Pai Nosso de Sevilha, teve muito significado.
No fim, antes da consagração das famílias a Nossa Senhora, e tendo como pano de fundo uma música, as famílias formularam o seu compromisso o qual, depois de dobrado, foi colocado por elas num recipiente que fica agora diante do altar do Senhor, na Igreja Paroquial, até ao fim do presente ano pastoral, significando entrega, confiança e compromisso. Que o Senhor aceite o bom propósito das nossas famílias e as abençoe.

Uma palavra para o casal que representa a família no Conselho Pastoral (Dr Luís e Dra Lurdes) pela acutilância com que sempre se batem pela família naquele conselho, pela preciosa ajuda na preparação desta acção e pela presença dos dois ou de um deles em todas as Eucaristias.Muitos parabéns.
Também uma parte significativa do coral esteve presente em todas (só não pôde na primeira). Animaram os cânticos e ofereceram testemunho. Muitos parabéns.
Através do pároco, do casal Lurdes e Luís, do grupo coral, foi a paróquia que se fez representar em cada povoação. Pela parte, o todo esteve presente na parte.

A todas as famílias que nos deram a alegria da sua presença e nos enriqueceram com o seu testemunho, a sua alegria, o seu compromisso e o seu apoio, muitos parabéns!

A muitas famílias que deixaram o seu lugar vazio, fica o convite amigo. Apareçam. Vocês são importantes. A comunidade precisa de vós e vós também precisais da comunidade. E todos precisamos de Cristo que "não tira nada e dá tudo."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.