domingo, 18 de outubro de 2009

Um domingo na vida de um Padre




Depois das três Missas Vespertinas na tarde de Sábado, eis-me no domingo, o Dia do Senhor Ressuscitado. Às 8 horas, estava na Igreja para a Missa da manhã. Depois de um pequeno intervalo, caminho para a Eucaristia em Teixelo, seguindo-se a Missa do dia na Igreja Paroquial.
Na Missa das 8 horas, existe um costume interessante. Todas as pessoas que estão na Capela-Mor saem pela sacristia e cumprimentamo-nos. Gosto deste gesto pela presença humana que envolve.
Entretanto, antes e depois das Missas, converso com pessoas que me procuram ou eu procuro, resolvemos problemas, afinamos estratégias, combinamos pequenos serviços que são indispensáveis à vida da comunidade.
Nem sempre me é possível, mas procuro estar atento e levar a uma pessoa um gesto de amizade porque soube que está/esteve doente, teve uma atitude de simpatia, um gesto edificante ou vive um acontecimento marcante (por exemplo, o nascimento de um filho ou de um neto).
Almocei em casa de amigos regressei à casa paroquial para enviar algumas mensagens por email importantes para a vida da comunidade, antes que me pudesse esquecer, e para preparar um cartazito a afixar na Igreja Paroquial.
Subi à Serra. É o 3º domingo do mês. Missa em Santa Helena. Antes da celebração, estive com alguns elementos do Conselho Económico para acompanhar trabalhos na casa da Capela que estão a decorrer, conforme combinado em reunião deste Conselho. Gostei do que vi e dei os parabéns aos membros do Conselho Económico.
Depois, presidi à oração na Capela. Terço e Eucaristia, belamente animada pelo coral que o amigo Elói congrega. Mais uma vez, parabéns.
Na vinda passei pelos Esporões para estar com a Comissão da Capela de São Martinho. As obras estão a acabar, tanto no exterior como no interior do templo. O Baltazar acabou hoje mesmo a pintura mural que representa uma cena da vida de São Martinho. Um grupinho de pessoas, ali presente, estava contente com o que observava. E então a pintura mural caiu-lhes em cheio no goto. Também gostei. De tudo. Estudei com a Comissão alguns pormenores, dei-lhes os parabéns pelo acompanhamento feito à obra realizada pela Câmara Municipal, embora o povo também tivesse dado o seu contributo.
Regressei a casa. Cansado, mas feliz.
No fim-de-semana, há sempre um momento importante para mim. Cansativo, mas realizante. É a Eucaristia com crianças ao sábado, no fim da catequese (16.15h). Aquela Igreja cheia de miúdos! Traquinas, saltariquentos, barulhentos, mas únicos, insubstituíveis, lindos. Com amor, calma e perseverança, eles vão caminhando. E mesmo quando parecem distraídos, estão a escutar, interessante!
Hoje falámos do Dia Mundial das Missões. Já há oito dias, lançámos a "Semana de Oração pelas Missões", tendo como base a mensagem do Papa. E em todas as Eucaristias, fizemos a "Oração Missionária". Hoje, além das missões ad gentes, abordámos a missão interna, a partir do mundo da família, dos amigos, do trabalho, do estudo, do convívio, do desporto... É que vivemos num mundo dito cristão mas que não conhece Cristo nem o vive...
Claro, houve ainda necessidade de comunicar com a comunidade sobre outros assuntos: mudança da hora, já no domingo que vem; distribuição do jornal "Sopé da Montanha"; reunião do Conselho Pastoral no próximo sábado às 20.30h; importância da assiduidade à catequese, lembrando especialmente os que se preparam para o Crisma...
Pronto, cá estou. Ao menos já não tenho que me preocupar em preparar aulas para amanhã. A reforma antecipada tem também esta vantagem. Vou descansar, porque para amanhã já tenho uma série de coisas em mente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.