quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Plano Pastoral da Diocese -Meta Geral

Conhecido o Plano Pastoral da Diocese para 2009/2010, as paróquias elaborarão o seu Plano Pastoral, em sintonia com o diocesano.

META GERAL: Na envolvência do Ano Sacerdotal, ao longo do ano pastoral 2009/2010 a Diocese de Lamego aprofunda o sentido e a vivência do Sacramento da Eucaristia, como centro da comunidade eclesial e referência fundamental para a santificação pessoal e comunitária.

Slogan:
SACERDÓCIO – EUCARISTIA :
O PÃO DA VIDA ETERNA
NO BANQUETE DA COMUNHÃO FRATERNA

EXPLICAÇÃO
Na envolvência do Ano Sacerdotal”: - O Ano Sacerdotal é o pano de fundo sempre presente. Para lá da estreita ligação entre a Eucaristia e o Sacerdote (Presbítero) – por isso toda a acção pastoral directamente relacionada com a Eucaristia está em sintonia com o espírito do Ano Sacerdotal -, também se propõem temas de reflexão e acções que têm como referência explícita o Presbítero e a sua missão na comunidade eclesial.
Aprofunda o sentido do Sacramento da Eucaristia”: - O Sacramento da Eucaristia é o pólo de referência fundamental. Pretende-se ajudar os baptizados a compreenderem melhor a Eucaristia em si mesma como Sacramento do Amor de Deus aberto a todos e a reconhecerem a sua centralidade na vida cristã.
Como centro da comunidade eclesial”. – Pretende-se ajudar a crescer na consciência do relação entre a Eucaristia e a Comunidade Cristã. A Eucaristia é o centro da Comunidade, à volta da qual se estrutura e desenrola toda a vida cristã e se articulam os diversos serviços e ministérios eclesiais. Pretende-se sensibilizar também para a especificidade da comunidade cristã à luz da Eucaristia. Será também preocupação a valorização da celebração da Eucaristia, principalmente a Eucaristia dominical.
Referência fundamental para santificação pessoal e comunitária”: - Para lá da preocupação em ajudar as pessoas a entender que a Eucaristia é, em primeiro lugar, o grande dom em que Deus se oferece por nós e se nos oferece, há também a perspectiva de ajudar a crescer na consciência dos requisitos para uma vida cristã coerente em relação com a Eucaristia. A coerência da vida cristã passa por reconhecer a comunidade como o âmbito privilegiado da salvação que Deus nos oferece.

- Preside a esta meta pastoral a preocupação e o convite de Bento XVI: “É necessário que, na Igreja, este mistério santíssimo seja verdadeiramente acreditado, devotamente celebrado e intensamente vivido” (...) Convido, pois, todos os pastores a prestarem a máxima atenção à promoção duma espiritualidade cristã autenticamente eucarística. Os presbíteros, os diáconos e todos aqueles que exercem um ministério eucarístico possam sempre tirar destes mesmos serviços, realizados com solicitude e constante preparação, força e estímulo para o seu caminho pessoal e comunitário de santificação. Exorto todos os leigos, e as famílias em particular, a encontrarem continuamente no sacramento do amor de Cristo a energia de que precisam para transformar a própria vida num sinal autêntico da presença do Senhor ressuscitado. Peço a todos os consagrados e consagradas para manifestarem, com a própria existência eucarística, o esplendor e a beleza de pertencer totalmente ao Senhor. (Sacramentum Caritatis nº 94).

JUSTIFICAÇÃO

Razão sociológica
A planificação da acção pastoral da Diocese de Lamego segue as perspectivas apontadas pelo seu Bispo na Carta Pastoral O Nosso Caminho no Novo Milénio, publicada em 2001. Nesta prevê um itinerário de inspiração catecumenal a desenvolver ao longo de nove anos, subdivididos por triénios, sendo o primeiro dedicado ao sentido de pertença à comunidade cristã, o segundo à Palavra de Deus e o terceiro aos Sacramentos.
Estamos a viver o terceiro ano do terceiro triénio. Sem esquecer as perspectivas indicadas para os anos anteriores, nos últimos dois anos temos privilegiado a perspectiva sacramental na vida da Igreja. Depois de darmos uma especial atenção aos diversos sacramentos, este ano é a Eucaristia a referência fundamental. O Ano Sacerdotal é uma envolvência facilitadora da atenção à Eucaristia
- Sentimos a preocupação de toda a Igreja em relação à Eucaristia e ao modo como os cristãos vivem a relação com ela. Acentua-se a tendência a desvalorizar a Eucaristia Dominical como centro de referência fundamental na vida cristã. Os dados estatísticos vão insistindo num decréscimo quanto à sua frequência. Nas nossas assembleias dominicais facilmente percebemos um conjunto humano mais envelhecido. Para lá da desertificação que atinge o nosso espaço diocesano, nota-se a dificuldade em as gerações mais novas assumirem, na vivência do domingo, a participação na Eucaristia como importante e imprescindível.
- A distância entre a vida do dia a dia e a fé cristã que professamos encontra na Eucaristia uma referência expressiva. Ao apreciarmo-nos à sua luz percebemos melhor a densidade de incoerência que perpassa a vivência da nossa fé. Sem dúvida que há uma dose de distância entre a fé que celebramos e a vida que vivemos, entre a Eucaristia celebrada e vivida.
- A renovação litúrgica promovida pelo Vaticano II tem sido implementada no nosso meio e tem dado à generalidade das assembleias eucarísticas dominicais um rosto alegre e de envolvência de todos. No entanto pode ir-se sempre mais além e tornar ainda mais vivas as nossas celebrações.

Razão teológica
A Eucaristia está no centro da vida cristã:
“A fé da Igreja é essencialmente fé eucarística e alimenta-se, de modo particular, à mesa da Eucaristia. A fé e os sacramentos são dois aspectos complementares da vida eclesial. Suscitada pelo anúncio da palavra de Deus, a fé é alimentada e cresce no encontro com a graça do Senhor ressuscitado que se realiza nos sacramentos: «A fé exprime-se no rito e este revigora e fortifica a fé ».(14) Por isso, o sacramento do altar está sempre no centro da vida eclesial; «graças à Eucaristia, a Igreja renasce sempre de novo! »” (Sacramentum caritatis nº 6).
“Nenhuma comunidade cristã se edifica sem ter a sua raiz e o seu centro na celebração da santíssima Eucaristia, a partir da qual, portanto , deve começar toda a educação do espírito comunitário. Esta celebração para ser sincera e plena, deve levar não só às várias obras de caridade e ao auxílio mútuo, mas também à acção missionária, bem como às várias formas de testemunho cristão” (PO 6)

Razão pastoral
- A vivência do ano sacerdotal é oportunidade para aprofundar o sentido da Eucaristia, para valorizar os serviços e ministérios directamente ligados à celebração da Eucaristia e para consciencializar do papel fundamental do Presbítero como presidente da Celebração e da Comunidade Cristã.
- É importante ajudar os baptizados a tomar consciência do lugar central da Eucaristia na vida cristã e das implicações existenciais que lhe estão inerentes, aprofundar no povo de Deus o sentido da fé eucarística, num espírito de abertura à conversão que constantemente nos é pedida.
Na verdade: “Quanto mais viva for a fé eucarística no povo de Deus, tanto mais profunda será a sua participação na vida eclesial por meio duma adesão convicta à missão que Cristo confiou aos seus discípulos. Testemunha-o a própria história da Igreja: toda a grande reforma está, de algum modo, ligada à redescoberta da fé na presença eucarística do Senhor no meio do seu povo”. (Sacramentum caritatis nº 6).

PERSPECTIVAS A TER EM CONTA
- Valorizar o Domingo como dia do Senhor (Eucaristia – Família – Descanso);
- Sensibilizar para centralidade da Eucaristia na vida e na comunidade cristã;
- Consciencializar da missão do presbítero como aquele que preside à Eucaristia e à Comunidade Cristã;
- Valorizar as celebrações litúrgicas dominicais (Eucaristia / Laudes / Vésperas / Celebrações da Palavra/...)
- Valorizar os ministérios e serviços de apoio à liturgia (acólitos, leitores, ministros extraordinários da comunhão, salmistas, grupos corais, pessoas que cuidam dos espaços litúrgicos...).
- Promover o culto eucarístico: Devoção ao Santíssimo Sacramento / Tempos de Adoração ao Santíssimo /...
- Revitalizar os movimentos eclesiais com uma especial relação com a Eucaristia, como o Apostolado da Oração e a Liga Eucarística.
- Promover a vivência da caridade como dimensão fundamental da vida cristã à luz da Eucaristia; e sensibilizar para as exigências de ordem social dela decorrentes para a comunidade cristã.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.