sábado, 24 de outubro de 2009

Reuniu o Conselho Pastoral Paroquial










Na noite deste dia 24 de Outubro, reuniu o Conselho Pastoral Paroquial.
Após a leitura e aprovação da acta da reunião anterior, passou-se à análise do Plano Pastoral 2008/09.
Aspectos positivos:
- As cerimónias da catequese e do crisma foram festas maravilhosas, que puseram em destaque o trabalho dos catequistas e o empenho e beleza das crianças e jovens.
- Na Festa da catequese, o Auditório Municipal foi pequeno para acolher tanta gente.
- O trabalho de crianças e catequistas é tanto mais de exaltar quanto decorreu em instalações rudimentares.
- A ida das crianças a Fátima correu muito bem.
- A Via-Sacra ao vivo, foi um momento fantástico. Pela beleza da representação, pelo empenho dos jovens e alguns adultos, pela dignidade posta neste acto.
- A vista aos doentes durante a Quaresma foi muito importante e correu bem. Levou-se presença e alegria. Aprendeu-se muito junto da vida crucificada.
- Salienta-se o trabalho do Pároco, quer pela disponibilidade demonstrada, quer pelas ideias que partilha.
- Foi assinalado que um certo espírito de pioneirismo e de abertura ao futuro se deveria manter nesta comunidade.
Aspectos menos positivos:
- Esperava-se maior presença dos pais na Festa da Catequese, ocorrida no Auditório Municipal.
- As pessoas participaram pouco na Via-Sacra ao vivo. Esperava-se muito mais gente.
- Os pais, ao pedirem o Baptismo, não assumem muitas vezes o compromissos que proclamam. Tantas vezes, no domingo seguinte ao Baptismo, já ninguém os vê na Eucaristia.
- A Fé envolve pouco a vida de muitas pessoas. Por exemplo, muitos casais que vivem juntos mas não querem casar catolicamente.
- A incoerência marca a vida de muitos. Casar catolicamente, isso não querem, mas baptizar o filho, exigem...
- Incoerência entre a Eucaristia e a vida. Em muitos, a fé fica à porta da Igreja e cá fora não testemunham a caridade e o amor de Deus por todos nós.
- Perguntou-se se teria havido coincidência ou má fé. É que em datas de algumas actividades paroquiais importantes, foram marcadas outras actividades por agentes da sociedade civil. E têm sido muitas as coincidências... Sendo o Plano Pastoral atempadamente apresentado e divulgado, algo pode cheirar a estranho...
Passou-se depois à apresentação, análise e discussão do Novo Plano Pastoral 2009/2010. Foi aprovado por unanimidade. Pode encontrá-lo, dentro de poucos dias, no site da Paróquia de Tarouca ou directamente por aqui:
Este Plano Pastoral, em sintonia com o Plano Pastoral Diocesano, centra-se na Eucaristia e no Ano Sacerdotal. A Meta geral é esta:
Na envolvência do Ano Sacerdotal, ao longo do ano pastoral 2009/2010 a Paróquia de Tarouca, em sintonia com a Diocese, aprofunda o sentido e a vivência do Sacramento da Eucaristia, como centro da comunidade eclesial e referência fundamental para a santificação pessoal e comunitária.
Em outros assuntos:
- Esteve presente o Luís Pereira que explicou detalhadamente a reformulação do site da Paróquia e a criação do blog da Paróquia de Tarouca. Apelou aos presentes para os divulgarem e participarem - e levarem a participar - comentando no blog. Disse ainda que cada grupo da paróquia podia usar o calendário existente no blog para aí marcar as suas actividades, oferecendo um guião para ajudar.
- Não foi aprovado o projecto da transmissão directa da Eucaristia pela internet, mas aprovou-se que algumas cerimónias, em datas especiais, poderiam ser transmitidas em diferido, pensando especialmente nos emigrantes. Isto se se conseguir arranjar um câmara de filmar adequada.
- Salientou-se a importância das admonições, em Ano dedicado à Eucaristia, mormente a de entrada, para melhor situar as pessoas e as concentrar na acção eucarística.
- Falou-se dos Baptismos na Eucaristia. A comunidade deve sentir a alegria pela chegada de mais um irmão nosso na fé. É preciso reforçar o acolhimento festivo de quem chega.
Depois de um momento de oração, colocando nas mãos do Pai o Plano que se havia aprovado, deu-se por terminada a reunião.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.