sexta-feira, 30 de outubro de 2009

1 de Nobembro: SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS

Chamados a ser santos
Celebra a Igreja, no dia 1, todos os santos, essa multidão imensa e incontável, incluindo os santos menos conhecidos, os santos da nossa família e todos os não canonizados oficialmente mas que gozam já da visão beatífica de Deus.
É a festa da Igreja triunfante. De todos os que já estão no Céu. A intenção principal da Igreja nesta solenidade é glorificar a Deus nos seus santos, pois só Ele é Santo e fonte de toda a santidade, que é um dom de Deus mas também resultado dos nossos esforços. Pretende ainda a Igreja com esta celebração propor-nos os santos como exemplo e levar-nos à sua imitação. Eles intercedem por nós junto de Deus.
Trata-se de uma festa muito antiga, do séc. VIII. Na igreja romana já se celebrava, no século VII, a dedicação do Panteão a todos os santos.

No dia 2, pedimos pelos que já partiram mas ainda aguardam a sua entrada no Céu. Também eles verão a face de Deus. A comemoração dos Fiéis Defuntos começou a fazer-se no século XI, no mosteiro de Cluny.
Estes dias são ocasião de celebrarmos a nossa fé e a dos irmãos que nos precederam. Celebração da fé, traduzida em palavras, gestos e acções que nos ajudem a sermos mais aquilo que Deus espera de nós, pois também nós somos chamados à santidade.
Que estas celebrações nos lembrem que a nossa vida neste mundo é passageira e precisamos de estar preparados quando o Senhor nos chamar.
Celebremos os nossos defuntos com orações e obras de caridade para com os pobres. Poupemos em velas e em flores, pois não é próprio dum cristão gastar somas enormes com os mortos e esquecermos os vivos.
M. V. P., in O Amigo do Povo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.