sábado, 31 de outubro de 2009

Respondendo a um comentário

Recebi no "Asas da Montanha" um comentário que penso que terá todo o sentido neste blog. O "Asas da Montanha" é um blog pessoal, que apenas compromete o seu autor.
Questões paroquiais, eclesiais, de doutrina, de fé, etc, têm o seu lugar neste blog - Blog da Paróquia de Tarouca. Então vamos ao comentário, assinado por João.

"Vamos pelo batismo; Os casais não casados pela Igreja Católica, alguns Padres não querem batizar os seus filhos, os Srs Padres têm razão, mas a criança não tem culpa de ter vindo ao Mundo, ela não pode escolher, os pais querem o batismo, a criança tem esse direito.O facto de os pais não serem casados, eles lá sabem as suas razões, talvêz alteraçoes que a Religião Católica vai fazendo no seu percurso, algumas pessoas vão perdendo a sua crença, e faça com que as pessoas deixem de seguir os rituais da Igreja, como o casamento e até deixarem de ser praticantes.
Algumas alterações que na minha opinião pessoal, poderão ter influência. O Sinal da Cruz na proclamação do Evangelho, se dizem que foi inventado porque o Evangelho erá lido em latim, era o sinal do inicio do Evangelho que todos respeitavam, e que a maior parte dos cristãos continuam a ser fieis ao Sinal da Cruz na proclamação do Evangelho , se a maioria dos Padres o fazem, é porque tem valor religioso, e verifica-se nas Eucaristias celebradas na Televisão, que o fazem, são pequenas grandes coisas que por vezes dão origem à perda da crença.
Continuando no Batismo, aínda à pouco tempo eram feitos nas pias batismais, era tão bonito o cortejo do Altar até à Pia Batismal e de retorno ao Altar. Actualmente ve-se o espaço da pia batismal ser palco de exposições.
Presumo que sejam essas pequenas grandes coisas que ao longo dos tempos as pessoas voão perdendo a crença, e ve-se o abandono dos jovens principalmente nas Eucaristias.
No Programa Pastoral de 24 de Outubro de 2009, mais precisamente na parte RAZÃO SOCIOLÓGICA , e no 3º parágrafo, à uma chamada de atenção nesse sentido. Será que as referêncas neste comentário possam ter alguma influência nesse abandono?
Presumo que possa haver mais influêncvias que não estão aqureferidas.
Todo este meu comentário tem sempre o bom sentido da palavra."

Procurando responder...
João:
1. Convido-o a ler neste blog com coração aberto os seguintes posts:
- A história do João...O seu entusiasmo e a sua desilusão
- Cristão não praticante faz algum sentido?
E encontrará neste blog muitas outras respostas para legítimas preocupações suas.

2. O Baptismo não é um direito, é um pedido. "Que pedis à Igreja para os vossos filhos?" Lembra-se desta pergunta no Baptismo? Ora quem pede não exige!!!
Os sacramentos não são propriedade privada de cada um. São da Igreja porque foi a ela que Cristo os confiou.

3. Ninguém nega o baptismo. Mas todos - o senhor também - temos que lembrar aos casais a verdade da vida. Pode haver verdade quando um casal quer meter uma criança na Igreja e eles não vivem conforme a Igreja, quando podiam fazê-lo? (Não falo logicamente dos divorciados recasados. Aqui a questão não se põe, pois não podem voltar a casar catolicamente e devem ser acolhidos com magnanimidade).
Fazer refectir na verdade das coisas é diferente de negar baptismo.

4. Lembrou a pia baptismal. Então também podia lembrar o púlpito que não é usado, ou podia lembrar que antigamente não havia reformas, ou podia lembrar que antigamente as estradas não eram alcatroadas... Isto de colocar os olhos no pescoço para só olhar para trás naquilo que nos agrada é contra a ordem do Criador que pôs os olhos na cara para se olhar em frente... O baptismo segue o ritual do baptismo e o que aí é dito.

5. Quanto ao sinal da cruz antes do Evangelho... Meus Deus! Ao que as pessoas se agarram! Que falta de horizontes! AGARREMO-NOS TODOS É À PALAVRA PROCLAMADA, é ela que salva!
O sinal da cruz antes da Leitura do Evangelho é feito pelo ministro que procede à sua leitura invocando a graça divina para dignamente proclamar a Palavra de Deus. É um gesto que diz respeito ao ministro. Como antigamente a Missa era em Latim, o povo não percebia e, como via o ministro fazer o sinal da cruz que o mesmo povo tão bem conhecia, toca a imitar o ministro. E assim ficou o hábito.
Alguns ministros sagrados não fazem hoje o sinal da cruz antes da leitura do Evangelho? Olhe, talvez para ajudar o povo a não fazer aquilo que ao povo não pertence...
Sabe, João, o que todos nós devemos mesmo fazer? É escancar os olhos e os ouvidos do coração para que a Palavra de Deus entre em nós, fique em nós e nos transforme! ISTO É QUE É O IMPORTANTE! De resto, desculpe que lhe diga, não perca tempo com "minhoquices"!

6. Quanto aos que se afastam, peço-lhe outra vez encarecidamente que leia os posts deste blog:
- A história do João...O seu entusiasmo e a sua desilusão
- Cristão não praticante faz algum sentido?
Leia-os de mente aberta e de coração humilde.
Concluirá que muitos dos argumentos que alguns apresentam para não praticar a sua fé, são motivos de "mau pagador." Não passam muitas vezes de desculpas esfarrapadas. Ou no dizer do Evangelho, muitos reparam no cisco que o irmão tem na vista, mas não reparam na trave que esses têm na sua!
Mas as pessoas são cristãs por causa de Cristo ou não? Cristão vem de Cristo. Não somos cristãos por causa de pessoas, MAS POR CAUSA DE CRISTO! As pessoas falham, desiludem. Cristo nunca falha. Por isso é que S. Paulo dizia: "Para mim, viver é Cristo." E ainda" Eu sei em Quem congio!"

7. O Bispo D. Carlos Azevedo afirmou recentemente que o maior problema da Igreja Portuguesa é o "analfabetismo religioso". E o amigo João sabe bem como a ignorância é atrevida. Muitos não querem sair da ignorância, pensam que sabem todo. E então de Igreja, família e futebol, os portugueses têm-se por consumados mestres. Mas como na realidade existe um geral ignorância, as bocarras aparecem.

8. Conta-me que enquanto os turcos cercavam por todos os lados o Império Romano do Oriente, o imperador e a sua corte viviam muito preocupados com três assuntos: - Qual era a cor dos olhos de Nossa Senhora, - De que sexo eram os anjos, - E se uma mosca caísse na pia da água benta, era a mosca que ficava purificada ou a água benta que ficava maculada... Pois, enquanto isso os turcos invadiram o Império e conquistaram-no. Muitos cristãos ainda continuam assim. Não vão ao IMPORTANTE, ao essencial, ficam-se por superficialidades, muitas vezes por "minhoquices". Assim não vamos lá! Está na hora de sermos cristãos do essencial!!!

1 comentário:

  1. esbmachado@live.com.pt3 de novembro de 2009 às 14:06

    Respondendo ao comentário, quero só dizer que me despertou a atenção ver o titulo o “ o Povo quer”, e foi por isso que fiz o simples comentário.

    Pelo primeiro e talvêz o ultimo comentário que fiz, não esperava que tivesse tanto sucesso, e louvores, e estando já na Praça Pública da Internet, não posso deixar de responder a algumas questões que me são postas, pelo bom sentido quer elas fazem.


    Quanto ao Sinal da Cruz, o povo emitou o ministro, só foi pena que ministro não tive-se dito,à assembleia, parem que isso só pertence ao ministro, assim não se criavam costumes, mas esses costumes até são bons que não ofendem ninguém e respeitam a Jesus Cristo.

    Falando sobre o púlpito, foi o sitio e muito bem escolhido para que toda assembeia ouvisse na celebração da Eucaristia a palavra do pregador, era o meio de comunicação mais simples desses tempos.

    Hoje e felizmente que dou graças a Deus Nosso Pai e Criador que deu sabedoria às pessoas para assim haver aparelhos de som para a assembeia ouvir o celebrante na celebração da Eucaristia em qualquer ponto da Igreja.

    Quanto às estradas alcatroadas, não tenho os olhos no pescoço, mas à frente que foram aqueles que Deus me deu, e é com esses que eu vejo uma das principais estradas, que é a estrada de Jesus Cristo, é esse caminho que devo de seguir, que Jesus Cristo diz no seu Evangelho as seus Discípulos,”eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por mim, essa é a minha estrada e o meu caminho que eu queria seguir.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.