sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Quem espera, desespera!

CENTRO PAROQUIAL

Em relação ao CENTRO PAROQUIAL DA PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DE TAROUCA, recebemos da CCRN (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) duas comunicações, ambas assinadas pelo Director de Serviços de Apoio Jurídico e à Administração Local.
A primeira comunicação, datada de 3/01/2009, diz:”Pelo presente informa-se V. Ex' que o Projecto de Execução da obra acima designada (CENTRO PAROQUIAL DA PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DE TAROUCA) foi aprovado por despacho de 08.01.2009 do Exmº Senhor Presidente desta Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, nos termos da Informação nº 001.09.GCIP.”
Depois de aludir ao “ Protocolo nº 6/2002 – SP I – Iª Fase”, acrescenta: “Assim, e nos termos do nº 42 e seguintes do Despacho MCOTA nº 7187/2003, poderá V. Exª dar início à 2ª Fase do Subprograma I, devendo para tal apresentar a respectiva candidatura nesta Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, conforme o Formulário de Candidatura que anexamos.”
Imediatamente, o Conselho Económico apresentou a candidatura, enviando todos os documentos solicitados.
Então, já com tudo em ordem, a CCRN informa em 29/4/2009: “A candidatura da obra acima identificada(CENTRO PAROQUIAL DA PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DE TAROUCA ) à comparticipação financeira do Estado, através do Programa de Equipamentos regulado pelo Despacho n. 7187/2003 de Sua Excelência o Ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, publicado em 11 de Abril, encontra-se a aguardar selecção por parte de Sua Excelência o Secretário de Estado da Administração Local…”

Portanto, desde Abril que aguardamos que esta candidatura – Centro Paroquial - seja aprovada pelo Secretário de Estado da Administração Local.
É que sem a aprovação, não podemos começar as obras, sob pena de perdermos o apoio estatal.
O Pároco e o Conselho Económico têm reunido com o Senhor Presidente da Câmara, na tentativa de conseguir apressar ao máximo a referida aprovação para que se possam começar os trabalhos. Dele temos recebido apoio e encorajamento. Desejamos só que não tarde. Estamos cheios de esperar.
Às vezes penso que é mais penoso tratar dos papéis e lidar com a burocracia do que realizar a obra!!!
Entretanto, em resposta a uma exposição que o Conselho Económico havia enviado ao Senhor Secretário de Estado da Administração Local, recebemos do seu Chefe de Gabinete, com data de 10/09/09, a informação de que a candidatura do Centro Paroquial se encontrava efectivamente na lista do SP1 do Distrito de Viseu, mas que atendendo às restrições orçamentais, não estão em condições de seleccionar candidaturas referentes ao Subprograma 1.
O Centro Paroquial é de todos os cristãos e para todos. Por isso, puxe o tema na campanha para as próximas eleições legislativas e autárquicas. Convide os todos os candidatos a assumirem um compromisso. Agora é também a sua vez!
O Pároco

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.