quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Mali, male, malum

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5"Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: 'Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer', 7e se o outro responder lá de dentro: 'Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães'; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá. 11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!" (Lucas (Lc 11, 5-13)

Queixam-se algumas pessoas que Deus não as ouve. Rezam, rezam e .... nada!
Convém lembrar o que nos diz são Tiago, através dos três "males".
Mali. Somos maus. Temos mau coração. Pedimos coisas que nos convêm, mas não pedimos a conversão e a mudança do nosso coração. Queremos que Deus nos ajude, mas nós, por dentro, queremos continuar na mesma.
Malum. Pedimos o mal. Às vezes conscientemente, outras sem sem consciência. Aquela pessoa que rezou e até fez uma promessa a Nossa Senhora se as galinhas da vizinha morressem, claro que não podia ser atendida. Estava a pedir o mal. Depois, Deus é omnipotente e omnisciente, sabe tudo. Em tantas ocasiões pedimos que Deus nos atenda porque estamos convencidos que a graça solicitada é o melhor para nós ou para aqueles por quem rezamos e Deus, que tudo vê, sabe bem que o pedido feito não nos é conveniente... Tantas vezes já ouvimos: "Ainda bem que Deus não me concedeu aquilo que lhe pedi nesta ou naquela ocasião! Teria sido horrível para mim. Hoje reconheço-o..."
Male. Rezamos mal. Distraídos, com pouca fé, pouca confiança em Deus, pouca humildade, pouca persistência. Devemos pedir, suplicando que a Vontade Santa de Deus se realize também em nós e no mundo. A oração não é para obrigar Deus a fazer a nossa vontade, mas para tomarmos consciência da Vontade de Deus a nosso respeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.