domingo, 3 de janeiro de 2010

NOVO CONSELHO ECONÓMICO DA PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DE TAROUCA


Pela Provisão da competente Autoridade Diocesana, nº 76, de 22 de Dezembro de2009, foi nomeado o novo Conselho Económico da Paróquia de São Pedro de Tarouca, que hoje tomou posse e fica assim constituído:
- P. Carlos Lopes, Presidente
- Diác. Manuel Amorim, Secretário
- Dr Rui Pereira, Tesoureiro
- Jaime Vitorino, Responsável pela Casa de Santa Helena
- Victor Lucena, Responsável pelo Bar de Santa Helena
- Nicolau da Silva Pereira, Responsável pela carrinha da Paróquia
- Vítor Cardoso, Responsável pelas novas tecnologias e pela lista de serviço ao Bar
- José da Silva Pereira e Domingos Carvalho da Silva, responsáveis pela Igreja Paroquial e Capelas de S. Pedro, Mártir e Alcácima
- Engº Luís Barros Pereira, delegado do Conselho Económico ao Conselho Pastoral e Responsável pelo site da Paróquia
- Vinício Pereira Oliveira
- Flávio Gouveia Sarmento
- Manuel Domingos Costa
- Acácio da Silva Costa
- Gabriel P. Silva Constantino
- José Manuel Monteiro Melo

ORIENTAÇÕES
Após uma palavra de boas vindas e de agradecimento pela aceitação do cargo, foi entregue uma lista a cada conselheiro com o nome de todos, seguindo-se a colocação do telefone de cada um.
Em seguida, foram assinalados alguns princípios:

1. O Conselho Económico é diferente de uma comissão de festas ou de um órgão de gestão de outra associação. O Conselho Económico rege-se pelas leis, orientações e princípios da Igreja.

2. Compete ao Conselho Económico a administração dos bens da Paróquia ( sua conservação e manutenção, lançamento de novas obras e administração dos dinheiros da comunidade ...).

3. O que se decide por consenso ou por maioria implica todo o Conselho Económico que solidariamente se responsabiliza por levar a cabo as decisões tomadas.

4. O Conselho Económico rege-se pela verdade na caridade, nunca pondo em cheque publicamente qualquer dos seus membros, segundo a máxima: louvor público, correcção privada.

DECISÕES
- O Conselho Económico distribuiu as diversas tarefas, de forma consensual, como se refere acima.

- O Conselho Económico decidiu que em Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro, o Bar e a Capela de Santa Helena SÓ estarão abertos no 3º domingo de cada mês - é o domingo da Missa. Nos restantes 8 meses do ano, continua como até aqui.

- O Conselho Económico confirmou decisões do anterior Conselho no que se refere a obras planeadas: reflorestação de uma parte do terreno de Santa Helena e colocação de nova cobertura na casa paroquial. Igualmente, e por iniciativa dos seus membros, decidiu que se procedesse a um estudo visando a colocação de aquecimento central na casa paroquial. Foi ainda autorizada a aquisição de uma máquina - caso seja preciso - para filmar alguns acontecimentos celebrativos importantes da paróquia para posterior colocação no site da paróquia, tendo em vista, sobretudo, os nossos emigrantes.

- GRANDE OBRA E MÁXIMA PREOCUPAÇÃO: o Centro Paroquial. O Pároco fez o ponto da situação e todos se mostraram decididos e empenhados na sua concretização. Os conselheiros nomearam um grupo para fazer os contactos necessários para decisão nas próximas reuniões.

- As reuniões ordinárias serão de três em três meses.

Depois de um momento de oração na capela, seguiu-se um tempo de troca de opiniões e de conhecimentos, bem como de informações logísticas.
OBRIGADO
A Paróquia agradece ao Conselho Económico cessante o belo trabalho desenvolvido em prol da comunidade paroquial. Obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.