domingo, 24 de janeiro de 2010

Padres celebram missas a mais

"Cada padre não pode celebrar mais de três missas dominicais. A maioria celebra quatro e há quem celebre seis. A Igreja quer acabar com os excessos.
Os bispos portugueses querem que os padres celebrem no máximo três missas dominicais, acabando com os 'abusos' de alguns sacerdotes, que chegam a celebrar seis eucaristias, entre vespertinas e de domingo.
A celebração com frequência de um número de missas para além do que é estipulado pelas regras canónicas acontece devido ao facto de, em Portugal, cada pároco ter em média três paróquias. O País tem cerca de 4400 paróquias e os padres que exercem a função de pároco não chegam aos 1700.
A maioria dos sacerdotes celebra quatro missas dominicais, uma ao sábado e três ao domingo, mas há os que chegam a celebrar seis eucaristias, o que é considerado pela hierarquia 'um exagero injustificável'. Mesmo sabendo que muitos padres têm quatro e mais paróquias, os bispos consideram que 'os sacerdotes têm de organizar as coisas de maneira a que as regras sejam minimamente respeitadas'. D. Carlos Azevedo, bispo auxiliar de Lisboa, disse ao CM que 'cada padre não pode celebrar mais do que três missas dominicais por semana', acrescentando que 'tudo o que passe as três celebrações é um abuso inaceitável'. 'Se os padres continuarem a celebrar seis e oito missas em cada fim-de-semana, contentando todas as reivindicações bairristas das comunidades, o povo nunca dará pela conta de que há, de facto, falta de sacerdotes', explicou D. Carlos Azevedo. Este tema deverá ser debatido em breve nas reuniões presbiterais de cada diocese."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.