sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

1º Domingo do Tempo Comum: FESTA DO BAPTISMO DO SENHOR

“Jesus também foi baptizado; e, enquanto orava, o céu abriu-se e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corporal, como uma pomba.
E do céu fez-se ouvir uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado: em Ti pus toda a minha complacência».
(Evangelho)

Pelo Baptismo, tornamo-nos filhos muito amados do Pai do Céu. A que grande dignidade Cristo nos elevou!
Pelo Baptismo fomos sepultados na Morte de Cristo para o pecado, para com ELE ressuscitarmos para a vida nova de filhos de Deus. E se somos filhos, somos herdeiros. Herdeiros da Vida Eterna.
Pelo Baptismo, tornamo-nos morada do Espírito Santo. O Espírito habita em nós como num templo.
Conta-se que, há muitos séculos, o Pai de Orígenes, após o Baptismo do seu filhinho, costumava descobrir o peito do pequenito para o beijar. À esposa, que lhe perguntava o porquê daquele gesto, respondia:
- Não sabes que o nosso menino se tornou, pelo baptismo, templo do Espírito Santo e morada da Santíssima Trindade? Deus está aqui como num sacrário!

“Deus enviou a sua palavra aos filhos de Israel,anunciando a paz por Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.” (2ª Leitura)

Pelo Baptismo, tornamo-nos irmãos uns dos outros. Enxertados em Cristo pelo Baptismo, formamos com ELE um só corpo, uma só família, um só povo. Uma só Igreja.

“Fiz de ti a aliança do povo e a luz das nações, para abrires os olhos aos cegos,tirares do cárcere os prisioneirose da prisão os que habitam nas trevas».

Pelo Baptismo, tornamo-nos apóstolos. O sacramento que nos torna apóstolos é o Baptismo. Se todos fomos igualmente baptizados, todos somos também enviados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.