terça-feira, 19 de janeiro de 2010

São dois pais babados com as filhas que têm

Filipa e Sofia são irmãs e apenas dois anos as separam. São encantadoras, embora muito diferentes. Filipa é sossegada, calma, muito ordenada e metódica. Tem um sorriso divino. Sofia é de uma energia sem limites. Não é hiper-activa. Na escola porta-se excelentemente, mas em casa não pára um instante. Tira auscultadores, põe auscultadores; vai até à televisão para no instante seguinte estar na cozinha; brinca com o gato, mas logo depois já está a implicar com o cão; fala, fala, fala... "Ó rapariga, parece que engoliste uma grafonola!"- diz-lhe a mãe, não sei se a censurá-la , se a admirar tanta genica.
De manhã, é o lindo e o bonito! Enquanto a Filipa deixou a roupa pronta e arrumadinha de véspera para levar para a escola, Sofia faz um escabeche medonho. E que esta peça não condiz com aquela, que já não gosta daquelas calças, que esta roupa a deixa horrível, que, que... Raro é o dia em que mãe e filha não comecem o dia em discussão. O pai, farto de esperar e ao ver as horas a aproximarem-se, intervém para "pôr ordem na capoeira." Sofia, que brinca imenso com o pai, tem-lhe um respeitinho enorme. Basta ele olhar. Só assim ela se decide e acabam as quezílias.
Apesar de muito diferentes, as duas manas ajudam-se muito e são grandes amigas. Na escola, defendem-se uma à outra com "unhas e dentes". Numa coisa, são unânimes: contam sempre a verdade aos pais, mesmo que esta lhes seja desfavorável. Em Dezembro, Sofia tirou só Satisfaz num teste de Matemática, ela que é excelente nesta disciplina. Apareceu em casa lavada em lágrimas, porque se sentiu mal e sabia que os pais não apreciariam mesmo nada este resultado. mas não fugiu à verdade. Convencida que dominava bem os conteúdos, não estudou nada para o teste. O resultado ali estava... A culpa era dela e assumiu-a. A reacção dos pais não foi propriamente entusiasmante, mas a pequena percebeu que havia nas palavras deles admiração pela verdade transmitida. Sim, estes pais continuadamente se esforçam para educar no carinho e na exigência para a verdade.

Cristamente são um espectáculo. Vão com alegria à catequese, gostam de contar aos pais o que aprenderam, estão com a mãe no grupo coral e a Filipa faz já parte do grupo de leitores. Na sua vez, que ela nunca esquece, prepara com esmero a leitura que irá proclamar. "A Palavra de Deus merece-me respeito", gosta de frisar.
Ao domingo, estão alerta e são elas a massacrar os pais para se aligeirarem. Por nada querem chegar atrasadas. Precisamos de nos preparar para estarmos com Jesus na Missa - refere a irrequieta Sofia - por isso temos que estar antes um bocadinho.
São dois pais babados com as filhas que têm. E razões de sobra não lhes faltam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.