sábado, 2 de janeiro de 2010

SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente.
«Onde está – perguntaram eles –o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Orientee viemos adorá-l’O».
Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam:
«Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo Profeta: ‘Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo’».
Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belém e disse-lhes:
«Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-l’O».
Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.

***************************************
As festividades do Natal, que celebravam a Encarnação do Verbo de Deus, envolvem três momentos fundamentais:
- Natal
- Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus
- Epifania.

Hoje celebramos a Epifania.
A Festa da Epifania, popularmente conhecida como “Festa dos Reis Magos”, é muito antiga na Igreja, vem já do século quarto.
A mensagem central desta festa é a celebração da Manifestação de Cristo como luz e salvação de todos os homens, celebrando nos Magos os primeiros gentios a abraçarem a fé e a adorarem o Filho de Deus.
Epifania quer dizer isto mesmo: MANIFESTAÇÃO.
A Festa da Epifania que hoje celebramos não é uma simples história de Reis e de Magos, mas algo muito mais profundo. É uma Festa que deve acordar os cristãos e levá-los a descobrir que Deus veio ao mundo para salvar todos os homens, sem distinção de raças, línguas ou cores.
É a Festa da Igreja a despertar para a missão que recebeu do seu Senhor: revelar Cristo aos homens.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.