sábado, 23 de janeiro de 2010

Igreja nunca aceitará a equivalência ao casamento das uniões entre pessoas do mesmo sexo

O Cardeal-Patriarca de Lisboa assegurou na Sexta-feira passada que a Igreja “nunca aceitará a equivalência ao casamento das uniões entre pessoas do mesmo sexo”, seja qual for o enquadramento legal que lhe seja dado.
Na homilia proferida na Sé de Lisboa, por ocasião da festa de São Vicente, protector da cidade, D. José Policarpo diz que este é “um ponto em que a Igreja, no seu empenho a favor da família, só pode estar com a sua verdade”.
Ajudar a família é, antes de mais, respeitá-la na sua dignidade e na sua natureza antropológica de instituição baseada no contrato entre um homem e uma mulher, que origine uma comunidade específica, onde acontece a procriação e a caminhada em conjunto na descoberta da vida”, indicou.
O Patriarca de Lisboa diz que “o Projecto de Lei, recentemente votado na Assembleia da República, em ordem a reconhecer que uniões entre pessoas do mesmo sexo são casamento e fundam uma família, altera a dignidade da família natural, levará ao enfraquecimento da sua auto-estima, e contribuirá para o enfraquecimento da comunidade familiar”.
Para D. José Policarpo, a Igreja deve agora promover “um empenhamento renovado no apoio aos casais, valorizando a complementaridade e a estabilidade dos esposos, em ordem à fidelidade e à harmonia, hoje, tantas vezes ameaçadas pela cultura ambiente, que veicula a provisoriedade de tudo e a dimensão consumista do próprio amor”.
Nunca permitiremos em nenhuma expressão da nossa acção com famílias que as uniões de pessoas do mesmo sexo toldem a beleza e a verdade dos autênticos casamentos”, assinalou.
Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.