quarta-feira, 29 de maio de 2013

“Não tem sentido dizer que se aceita Cristo e não a Igreja”



O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que a Igreja deve ser vista como uma “obra de Deus”, apesar das eventuais falhas e pecados dos seus membros.
“A Igreja não é uma organização nascida do acordo entre algumas pessoas, mas – como recordou tantas vezes o Papa Bento XVI – é obra de Deus, nasce do desígnio de amor que se realiza progressivamente na história”, declarou, na audiência pública semanal que decorreu na Praça de São Pedro.
Francisco deu início a um novo ciclo de catequeses sobre o “mistério da Igreja”, inspiradas nos textos do Concílio Vaticano II (1962-1965).
O Papa argentino aludiu aos que dizem ‘Cristo sim, a Igreja não’ para afirmar que “é precisamente a Igreja que leva até Cristo e leva até Deus”.
“A Igreja é a grande família dos filhos de Deus. Claro que tem também aspetos humanos, há defeitos, imperfeições, pecados naqueles que fazem parte dela, pastores e fiéis, também o Papa os tem”, observou.
Para Francisco, é importante que esta consciência do pecado faça descobrir a “misericórdia de Deus” que “perdoa sempre” e tem como projeto fazer uma “única família” com os seus filhos.
A síntese da catequese, em português, insistia na ideia de que “não tem sentido dizer que se aceita Cristo e não a Igreja”: “É somente por meio da Igreja que podemos entrar em comunhão com Cristo e com Deus”.
O Papa deixou uma saudação particular aos grupos do Estoril e de Lisboa, bem como a todos os outros peregrinos lusófonos.
“Saúdo-vos como membros desta família que é a Igreja, pedindo-vos que renoveis o vosso compromisso para que as vossas comunidades sejam lugares cada vez mais acolhedores, onde se faz experiência da misericórdia e do amor de Deus. Que o Senhor vos abençoe a todos”, disse.
A audiência, que reuniu cerca de 100 mil pessoas, começou debaixo de chuva, mas Francisco fez o percurso na Praça de São Pedro num papamóvel descoberto, como habitualmente.
“Parabéns pela vossa coragem debaixo da chuva, valentes”, disse aos presentes, antes de iniciar a catequese, que se viria a concluir já ao sol.
No final do encontro, o Papa convidou à participação nas celebrações do Corpo de Deus, esta quinta-feira, na Basílica de São João de Latrão, com uma missa seguida de procissão pelas ruas de Roma, até à Basílica de Santa Maria Maior.
“Convido os fiéis de Roma e os peregrinos a unirem-se a este ato de profunda fé para com a Eucaristia, que constitui o tesouro mais precioso da Igreja e da humanidade”, concluiu.
O tema da audiência seria depois retomada pelo Papa na rede social Twitter: "A Igreja nasce do gesto supremo de amor que é a Cruz, do lado aberto de Jesus. A Igreja é uma família na qual se ama e se é amado".
In agência ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.