sábado, 11 de maio de 2013

3º DIA DE VISITA PASTORAL

Porque era o Dia Concelhio do Emigrante, D. António presidiu na Igreja Paroquial de Tarouca à Eucaristia que os próprios emigrantes animaram belamente. Na homilia, o Prelado, partindo da Bíblia,  falou de Deus que hospeda o seu povo e cada pessoa, pedindo o mútuo acolhimento em qualquer terra onde se habite. Elogiou ainda o compromisso de tantos emigrantes nos países de acolhimento.

De tarde, realizou-se um encontro do Bispo com os crismandos a quem explicou com encanto o ritual do Crisma, mantendo atentos e atenciosos os jovens que lhe puderam colocar as questões que entenderam.

Seguiu-se a Missa no povo de Valverde, cuja padroeira é Santa Tecla. Recebido à porta pelo povo, em nome do qual o senhor João Machado, pronunciou umas bonitas palavras, recebeu depois um ramo de flores das mãos das crianças. Foi pelas crianças da povoação que D. António perguntou e depois cumprimentou. Na Eucaristia, o Bispo saudou as pessoas de Valverde, disse da sua admiração pelo templo e, apontando o exemplo de Santa Tecla,  convidou os valverdenses a viverem e anunciarem o Evangelho, também pelo amor uns pelos outros pela presença e pela mútua preocupação de uns para com os outros.

Á noite, D. António presidiu à Escola da Fé no Centro Paroquial em que participou um bom grupo de pessoas.
Algumas ideias belamente expostas pelo Bispo e acolhidas com patente agrado pelos participantes:
- A iniciativa é sempre de Deus que vem com toda a paciência e Se revela a Si mesmo.
- A Deus que Se revela é devida a obediência da fé.
- Pela fé, o HOMEM TODO (inteligência e coração, dos pés aos cabelos) entrega-se livremente a Deus.
- Como a Lua recebe e reflete a luz do Sol, a Igreja e cada cristão recebem a luz de Cristo e refletem-na. A Igreja não tem luz própria, recebe e reflete Cristo, o verdadeiro SOL.
- A fé é adesão livre, pessoal, psicobiótica ( a pessoa toda, corpo e alma) da pessoa humana a Deus.
- A palavra hebraica para fé - Emunali - significa firmeza, segurança, confiança e fidelidade. Fé remete então para a criancinha de colo que confia, se sente segura ao colo da mãe e resiste firmemente à tentativa de um outro colo que não lhe mereça confiança. A criança confia totalmente, absolutamente na mãe a quem se entrega fielmente.
- Deus acredita em cada um de nós, confia em cada um de nós. É por isso que vale a pena confiar n'Ele, agarrar-se a Ele.
- A Bíblia não pergunta o que é a verdade, mas quem é a verdade. A quem é que a pessoa se pode agarrar, confiar...
- Deus criou e cria. É criador, o que supõe para o mundo criado: dependência (dependência boa de Deus); benevolência (Deus só quer o bem) e providência (Deus nunca abandona a obra das Suas mãos.
- Jesus é sempre um SIM, nunca um não.
- A cultura define o homem por baixo(animal racional), a Bíblia define o homem por cima (imagem e semelhança de Deus).
- A fé não é sentimento, mas ASSENTIMENTO, um sim que envolve a pessoa toda.
- A Bíblia diz que o género humano descende de Adam e Eva. Para dizer esta verdade fundamental: SOMOS TODOS IRMÃOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.