domingo, 8 de novembro de 2009

Seminário de Lamego entre nós



Jornadas Arciprestais de Promoção Vocacional.
Ontem e hoje foi a vez da Paróquia de São Pedro de Tarouca. Feliz coincidência: iniciamos a Semana dos Seminários.
Se ontem esteve entre nós o Seminário de Resende, hoje coube a vez ao Seminário Maior de Lamego. Os senhores Reitor e Vice-Reitor e um grupo de seminaristas deram-nos a alegria da sua presença cativante, da palavra oportuna e do testemunho mobilizador. Agradecemos-lhes por isso.
Na Missa da Manhã presidiu o senhor Vice-Reitor. Em Teixelo e na Missa das 11 horas, presidiu o senhor Reitor. Em todas as Eucaristias, o presidente, partindo dos textos bíblicos, fez-nos pensar na importância da disponibilidade e da doação. Mais do que dar é preciso doarmo-nos. A vocação sacerdotal e os seminários, coração da Diocese, foram-nos apresentados como um dom de Deus e um serviço ao Seu povo, na alegria da entrega.
Também alguns seminaristas falaram da vocação a partir da sua experiência pessoal, uma comunicação sempre bem acolhida pela comunidade. Na última Eucaristia, o Presidente da ASEL ( associação de antigos seminaristas) apresentou uma clara leitura da sua vida de leigo casado à luz da educação e dos valores que o Seminário lhe inculcou.
Nas Missas onde o tempo o permitiu, superiores e seminaristas dialogaram com as pessoas que quiseram ficar para o encontro. Tal como ontem, também hoje muita gente colocou questões e se procurou esclarecer. Muito bom.
Terminámos com uma refeição fraterna oferecida gentilmente pela Coordenadora da nossa catequese em Lalim. Muito obrigado a essa família acolhedora.
O Pároco teve que sair à pressa, pois tinha um funeral à espera. Mas sacerdotes e seminaristas ficaram bem, sentindo-se em família.
O Arciprestado tarouquense tem apenas um rapaz nos nossos seminários. Acreditamos que esta sementeira dará fruto pela Graça de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.