quinta-feira, 26 de novembro de 2009

«O mal causado às crianças nunca poderá ser reparado».

A Igreja Católica da Irlanda encobriu as sevícias sexuais contra crianças realizadas por padres da região de Dublin, durante 40 anos, acusa o relatório do inquérito oficial divulgado esta quinta-feira. O arcebispo de Dublin, Diarmuid Martin, já expressou as suas «desculpas, tristeza e vergonha» por estes actos.
Os bispos pretendiam proteger a reputação da Igreja em detrimento das vítimas, segundo o relatório de 720 páginas - entregue ao governo em Julho -, que analisa os casos de 46 padres em relação aos quais foram apresentadas 320 queixas.
Os 46 padres foram seleccionados entre mais de 150 padres de Dublin implicados nos abusos de rapazes e raparigas desde 1940.
As vítimas congratularam-se com a publicação do relatório, mas adiantaram que o governo e a Igreja ainda têm muito que fazer para compensar os erros do passado.
O governo disse que a investigação «mostra claramente que crianças inocentes foram alvo de uma sistémica e calculada perversão do poder e confiança» na arquidiocese.
«Os criminosos devem continuar a ser trazidos à justiça e o povo da Irlanda tem de saber que isto nunca mais pode acontecer», adiantou o governo, que pediu desculpa pelo fracasso do Estado em responsabilizar as autoridades eclesiásticas.
O arcebispo de Dublin, Diarmuid Martin, já expressou as suas «desculpas, tristeza e vergonha» após a divulgação deste relatório.
«Ofereço a cada sobrevivente as minhas desculpas, a minha tristeza e a minha vergonha pelo que se passou», declarou Martin durante uma conferência de imprensa.
O arcebispo, em funções em Dublin desde 2004, lamentou a atitude da hierarquia católica, que encobriu os abusos e não informou a polícia, sublinhando que «o mal causado às crianças nunca poderá ser reparado».
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1431472

A frontalidade, a verdade e a repulsa por tão hediondos actos. Muito bem, senhor Arcebispo de Dublin! A humildade séria que pede desculpa. "Pecámos, Senhor! Tende compaixão de nós!"
A Igreja é santa e pecadora. Santa em Cristo; pecadora nos seus membros. Quanto mais aparece diante de nós a negrura dos pecados dos homens, mais brilha a beleza da Santidade Cristo. Sem ti, Senhor, que seria de nós!?
Vem, Deus de Amor, quebrar o gelo dos nossos corações e seduzir-nos para a beleza do amor! Vem, Senhor, convocar-nos para a urgência da conversão de vida, rumo ao homem novo e ressuscitado!
Só em Ti confiamos.

João Paulo II, Bento XVI, Arcebispo de Dublin ... pedem desculpa pelos pecados dos cristãos. Fantástico gesto!
Que outra instituição fez isto?
Já viram os crimes cometidos, por exemplo, por tantas forças políticas ao longo da História... Alguma pediu perdão!?
É na humildade, no arrependimento e na abertura ao perdão de Deus e dos homens que está a grandeza da Igreja...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.