sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O que é o Advento?

Chamamos «Advento» ao período das quatro semanas anteriores ao Natal, durante o qual a Igreja nos convida a preparar a festa, chamando-nos à oração e gestos de amor a Deus e ao próximo.
No tempo de Advento, a Igreja revive as «vindas» de Jesus ao seu povo:
· A vinda histórica, em carne mortal, como Menino, no Natal;
· A vinda triunfal, como Senhor, quando o seu Reino se manifestar plenamente;
· A vinda íntima, permanente, ao cristão que prepara o seu coração.

Durante o Advento Jesus vem despertar as nossas capacidades de amor, de oração, de confiança em Deus, de bondade, de solidariedade e de oração que estavam adormecidas no fundo de cada um de nós! Ele vem despertar em nós o amor a Deus e o amor ao próximo. Vem despertar em nós a alegria de sermos amados por Deus.

A Coroa do Advento

Consiste numa coroa feita com ramos verdes e flores, na qual se inserem quatro velas que significam as quatro semanas de preparação para o Natal, ou seja, o Advento.
De origem escandinava e germânica é cada vez mais utilizada entre nós. Esta coroa ajuda a aprofundar a espera e a intensificar, em cada semana, a preparação para a vinda do Senhor.
· A sua forma circular indica perfeição, a plenitude a que devemos aspirar na nossa vida de cristãos.
· Como coroa, significa a dignidade, a realeza que Cristo veio outorgar ao cristão, isto é, a honra, a grandeza, a alegria, a vitória.
· Os ramos verdes significam também o senhorio de Cristo sobre a vida e a natureza, dons de Deus que merecem o nosso cuidado e respeito.
· A luz que se acende indica o caminho, afasta o medo e fomenta a comunhão. A luz das velas é símbolo de Cristo, luz do mundo.
· Acende-se uma vela a cada semana; uma na primeira, duas na segunda, três na terceira e quatro na quarta semana, simbolizando a nossa ascenção gradual para a plenitude da luz do Natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.