segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Quais são as condições para comungar bem?

1. Não ter cometido pecado mortal depois da última confissão, bem feita.
2. Apresentar-se à comunhão com fé e devoção, consciente do que se vai fazer.
3. Guardar o jejum eucarístico - Uma (1) hora de jejum.

Pela maneira como comungamos, revelamos muito a fé que temos.
Assim:
- Pode comungar na boca ou na mão. Faça-o sempre com total respeito, recolhimento e delicadeza. Se comunga na mão, ponha a mão esquerda sobre a direita, estendida em concha e depois com a direita pegue na Sagrada Partícula e meta à boca. Só depois de comungar o Senhor é que regressa ao seu lugar.
- Quando o ministro da comunhão lhe disser: 'Corpo de Cristo', responda convictamente: 'Amen'.

Quantas vezes posso comungar por dia? Por que não pode ser todas as vezes que vou à Missa?
Nós podemos comungar até duas vezes ao dia, contanto que participemos na Eucaristia em que vamos fazer estas comunhões. O motivo é que a comunhão não pode ser um simples “hábito” ou mesmo uma superstição. Sim, pode acontecer que alguém pense que quanto mais comungar mais chances tem de conseguir o que deseja ou o que precisa! Antigamente era permitida apenas uma comunhão ao dia, com algumas exceções. Hoje são duas mas com dignidade e respeito.

2 comentários:

  1. Padre preciso da sua preciosa ajuda para me tirar uma dúvida: já há algum tempo que não me confesso e por isso mesmo não tenho ido receber a Sagrada Comunhão,acontece porém que durante um mês após confessar-me vou sempre comungar na missa de Domingo ou mesmo semana, acontece porém que há um dia de semana que fui à missa mas cheguei quase à hora da comunhão e fui comungar na mesma, será que fiz pecado? Fiquei com esta dúvida e este escrúpulo e até então não surgiu oportunidade de me confessar.
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Maria:
    A doutrina da Igreja diz-nos que nos podemos aproximar da Comunhão desde que a consciência NÃO nos acuse de pecado mortal.
    Claro que, mesmo sem pecados mortais, de quando em vez nos podemos abeirar do sacramento da Confissão para recebermos a graça do sacramento.
    Como sabe há pessoas que se confessam uma vez por ano e comungam todo o ano. E certamente o fazem com a consciência de que o podem fazer - pelo menos muitas delas.
    No início da Missa, no momento penitencial, pedimos ao Senhor perdão das nossas faltas. E sabemos que Deus nos perdoa porque sempre nos ama. O Seu amor é maior do que o nosso pecado.
    Caro que se a consciência me acusa de pecado mortal, sei que tenho que passar primeiro pela graça sacramental do sacramento da confissão para depois poder comungar.

    Eu acho que fez bem.
    Repare: uma pessoa esforçou-se ao máximo por chegar a horas a um jantar combinado. Não conseguiu chegar a horas, mas apareceu quando pôde. Vai deixar de comer por não ter podido chegar a horas?
    É o mesmo consigo. Chegou quando pôde e não se privou da Divina Refeição.O que conta é a disposição inmterior, o amor à Eucaristia, o desejo de se unir a Jesus.

    Claro, situação diferente seria a de uma pessoa que ficasse cá fora na conversa durante a missa e só entrasse de propósito para a Comunhão. Aí nem sequer devia aproximar-se da Mesa da Comunhão. A Missa é Missa inteira...

    Muita paz em cristo Eucaristia.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.