quinta-feira, 12 de novembro de 2009

São Martinho de Tours

São Martinho de Tours, nasceu em Sabaria, Panónia (Hungria) no ano 316. Filho de tribuno romano, já aos 15 anos vestia o uniforme militar, tendo abandonado a milícia aos 18 anos para seguir Santo Hilário de Poitiers, seu mestre. Após breve noviciado de vida eremítica na ilha Galinária, Martinho fundou alguns mosteiros: Ligugé, o mais antigo da Europa, e Marmoutier, destinado a tornar-se grande centro de vida religiosa. Martinho de Tours é um daqueles homens que fizeram falar de si gerações inteiras : Todos já ouvimos falar do episódio em que São Martinho, cavalgando, envolto na sua ampla manta de guarda imperial, encontra um pobre endurecido pelo frio e com gesto generoso corta em duas a manta, dando a metade ao pobre. À noite, em sonho, viu Jesus, envolto naquela metade de manta sorrindo-lhe reconhecido.

Martinho, eleito Bispo de Tours, tornou-se o grande evangelizador do centro da França. Tinha sido, como se disse, soldado sem querer, monge por escolha e Bispo por dever. Nos vinte e sete anos de vida episcopal; conquistou o amor entusiasmado dos pobres, dos necessitados e de todos os que sofriam injustiças, defendendo a causa dos oprimidos e deserdados deste mundo.

São Martinho de Tours morreu em 08 de novembro do ano 397 em Candes, durante uma visita pastoral. Foi considerado um dos primeiros santos não mártir a ter festa litúrgica. (A metade da celebérrima manta que São Martinho dividiu com o pobre, tirada numerosas franjas para enriquecer os vários relicários, foi guardada cuidadosamente em uma capela).

Espiritualidade de São Martinho

Guarda imperial, cavalgava com sua manta, quando avistou a um pobre que estava com frio e deu-lhe a metade dela, antes de entrar o para o sacerdócio. Era filho de um tribuno romano e aos 15 anos já pertencia a divisa militar e aos 18 anos abandonou a milícia, recebeu o batismo e seguiu santo Hilário de Poitiers, seu mestre. Após um breve noviciado de vida eremítica na ilha Galinária, fundou vários mosteiros: Ligugé, o mais antigo da Europa e Marmoutier, que se tornou um grande centro de vida religiosa. Por seu empenho, os monges tornaram-se mestres de espiritualidade, elaboradores do pensamento teológico. Além disso, São Martinho, grande e evangelizador da França, exerceu grande influência na estruturação da Igreja, empreendeu a evangelização nos meios rurais, chamando para Cristo todos os miseráveis e abandonados. Por toda parte conseguia substituir templos pagãos por oratórios. Por seu empenho hoje existem três mil e setecentas paróquias que o tem por padroeiro e quatrocentas vilas levam seu nome na França.


Oração de São Martinho de Tours

São Martinho de Tours que tanta popularidade gozastes no mundo medieval da cristandade, que certa vez dividistes vossa túnica pela metade com uma espada para dá-la a um pobre, e difundistes o cristianismo com tanta unção, peço-vos que intercedais junto a Deus por nós, para que também saibamos empregar nosso efémero tempo nesta terra a serviço da caridade e da evangelização. Por Cristo Nosso Senhor. Amém (Regina Perina)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.