terça-feira, 18 de maio de 2010

EU ESTIVE LÁ!

Na sexta-feira passada, eu e o meu sogro (que me acompanhou e que ficou muito contente por isso) adoramos estar no Porto, para receber o nosso Papa Bento XVI nos Aliados. Felizmente conseguimos ficar muito perto do Altar (aí a uns 200m) e conseguimos ver o Papa a essa distância a celebrar. Para mais, tinhamos também um ecrã gigante mesmo à nossa frente, pelo que deu para acompanhar tudo!!! E, como estavamos muito perto do cordão da frente, ainda conseguimos comungar, participando assim plenamente nesta Eucaristia.
No final, já depois da celebração e nas ruas à saída, estivemos junto à estrada à espera que Sua Santidade passasse e conseguimos vê-lo a passar no "papamóvel" a uns 10 metros (no máximo). Conseguimos vê-lo bem! Ele estava visivelmente satisfeito, sorridente!

Ficamos felizes por esta oportunidade única na vida de um Cristão Católico, que é ver o seu Pastor, o sucessor da Rocha, o sucessor de Pedro, a quem foram confiadas as chaves do céu.

O meu sogro, quase com 80 anos (!), conseguiu aguentar quase 6 horas de pé e sem ir à casa de banho. Foi um "herói".

Logisticamente, correu tudo bem, saímos de Tarouca por volta das 5h, deixamos o carro estacionado ao lado do Dragão e fomos de metro até à baixa. Eram cerca das 7h já estavamos nos Aliados, num bom lugar (apesar da enorme multidão que aí já se encontrava). As gentes foram impecáveis, receberam em êxtase o Santo Padre e correu tudo muito ordeiro.
Vi o nosso Padre Peixoto (que está em Resende) no meio da multidão e cumprimentamo-nos.

Levei a T-shirt laranja (que identifica a nossa Diocese) dos Convívios Fraternos e o respectivo cachecol laranja. Fiz questão de os levar, pois foi graças aos Convívios Fraternos que a minha Fé se reactivou, que renovei o meu Baptismo, que O reencontrei. Estarei sempre, para sempre, muito grato ao Movimento dos Convívios Fraternos (e às pessoas que abnegadamente nesse grupo fazem com que a chama dos cristãos não se extinga!).

A intensidade do momento que ali se viveu com o Santo Padre foi indescritível, como pode calcular. Vi que as pessoas o receberam com muito carinho, com muita gratidão e entusiasmo.
Fátima encheu e arrastou multidões. Mas, independentemente de quem celebra, Fátima enche sempre (e ainda bem!!!), pela Sua mensagem. Ali no Porto, as cerca de 150.000 pessoas que estavam, estavam lá por causa de Bento XVI!

A mensagem transmitida e a sua proximidade com as pessoas foi muito sentida.
O nosso Bispo (nosso, porque a Igreja é Universal) do Porto também proferiu uma palavras muito sábias, à sua maneira culta, sábia, simples e despretensiosa!

Foi fantástico! Uma "lufada de ar fresco" e de esperança neste mundo e nesta época tão conturbada.
No final, Cristo vence! No final, Ele ressuscitou e ressuscitar-nos-á para a nova vida "Em abundância"!

Rezemos sempre, pelo nosso querido Santo Padre e pelas suas intenções.

Obrigado Santo Padre!
Luis Barros

1 comentário:

  1. Olá amigos...
    Queria partilhar convosco a experiência de hoje...
    Fui ver o Papa lol... é verdade...Fui mais a Silvita...
    Como já tinha comentado convosco, João Paulo II deixa saudades...e este Papa ainda não me tinha cativado...
    Mas hoje surpreendeu-me...Passou por nós de forma rápida, mas a sua descontração, o seu sorriso, a sua naturalidade e tímidez eram fantásticas...
    Apesar do passado ter sido caracterizado pela maior interacção com os jovens, ao longo destes dias senti que este Papa é o ideal para a Igreja neste momento...
    Ainda que de forma tímida tem tocado nos assuntos que atormentam a Igreja e espero que o faça com maior intensidade nos próximos dias... Tem demonstrado clareza e sensatez, mas é preciso ainda mais, e ele parece ser capaz disso...
    Seria bom se a Igreja em Portugal aprendesse alguma coisa com esta visita e se tornasse mais participativa. Seria bom se duma vez por todas esta assumisse a sua posição nos temas da nossa actualidade, leia-se casamento gay, crise de valores, juventude, aborto...
    A Igreja tem de se fazer ouvir, e embora hoje em dia se exija muito aos leigos, o exemplo tem de vir de cima...
    Ao mesmo tempo, julgo que a Igreja se deve abrir mais à comunidade, aproximando as suas altas individualidades de todos os leigos, tal como aconteceu nestes dias por Lisboa.
    Apesar dos constrangimentos de trânsito e nos atrasos dos autocarros (pois nós andamos de autocarro ) foi interessante ver as ruas com pessoas, todas a falar do Papa...
    O cristianismo em Portugal anda adormecido, mas talvez fosse o momento da Igreja em Portugal renascer...

    Fiquem bem...
    Abraço...
    Fábio e Sílvia

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.