quarta-feira, 12 de maio de 2010

Papa reconhece que a missão desempenhada nem sempre é fácil

Bento XVI pede fidelidade aos padres

Na Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, cerca de 6.000 sacerdotes, diáconos, religiosos (as), consagrados (as) e seminaristas de Portugal rezaram com Bento XVI a oração das vésperas.
Nas palavras que então lhes dirigiu, Bento XVI pediu fidelidade e “lealdade à própria vocação” a todos os sacerdotes, religiosos e religiosas da Igreja Católica.
Num encontro com membros do clero e institutos de vida consagrada, na Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, o Papa quis “abrir o coração” e pedir “um amor coerente, verdadeiro e profundo” por Jesus Cristo.
“A fidelidade no tempo é o nome do amor”, acrescentou.
Bento XVI quis “exprimir o apreço e reconhecimento” de toda a Igreja aos presentes, pelo seu “testemunho muitas vezes silencioso e nada fácil”.
“Obrigado pela vossa fidelidade ao Evangelho e à Igreja”, disse ainda.
Aos padres, o Papa recomendou que não se dediquem a “actividades que não concordem integralmente com o que é próprio de um ministro de Jesus Cristo”.
Presentes estavam também diáconos, seminaristas e membros de movimentos e novas comunidades eclesiais.
O Papa destacou a importância da opção pela vida “especial de consagração”, como “memória evangélica para o Povo de Deus”.


Papa consagra sacerdotes ao Coração Imaculado de Maria
Gesto reveste-se de significado particular no actual momento da vida da Igreja

Bento XVI fez esta tarde, em Fátima, um acto de “entrega e consagração” dos sacerdotes ao Coração Imaculado de Maria, rezando para que os mesmos resistam “às sugestões do Maligno”.
““Ajudai-nos, com a vossa poderosa intercessão a não esmorecer nesta sublime vocação, nem ceder aos nossos egoísmos, às lisonjas do mundo e às sugestões do Maligno”, pediu, na igreja da Santíssima Trindade.
O gesto, visto como altamente simbólico no actual momento da vida da Igreja, aconteceu no final de um encontro de oração com padres e pessoas consagradas.
“Consagramo-nos ao vosso Coração materno para cumprirmos fielmente a Vontade do Pai”, rezou o Papa.
“Vinde em nosso socorro e livrai-nos de todo o perigo que grava sobre nós”, pediu Bento XVI.
“Nós, sacerdotes, queremos ser pastores que não se apascentam a si mesmos, mas se oferecem a Deus pelos irmãos, nisto mesmo encontrando a sua felicidade”, assegurou.
Na oração, o Papa justifica a consagração com a vontade de acolher nossa Senhora “de modo mais profundo e radical, para sempre e totalmente, na nossa vida humana e sacerdotal”.
“Que a vossa presença faça reflorescer o deserto das nossas solidões e brilhar o sol sobre as nossas trevas, faça voltar a calma depois da tempestade, para que todo o homem veja a salvação do Senhor, que tem o nome e o rosto de Jesus”, concluiu.

1 comentário:

  1. São textos com palavras de tanta sabedoria e tão bonitas e a propósito, que dão para reflectir.
    Maria

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.