terça-feira, 25 de maio de 2010

Porquê? Porquê? Porquê?

"E disse-lhes Pedro:
- Arrependei-vos, e cada um de vós seja baptizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados..."
(Act 2,38)

Na festa da 1ª Comunhão, que se realizou nesta paróquia no último domingo, foram baptizadas duas meninas que iam fazer também a 1ª Comunhão.
Quando falava ás crianças sobre o Sacramento da Reconciliação, disse-lhes que todos se confessariam menos as duas meninas que iriam receber o Baptismo.
-Porque? Porquê? Porquê? - foi a revoada de perguntas que de imediato choveram da parte dos pequenos.
Gostei da curiosidade que, quando não mórbida, é fonte de conhecimento.
Então procurei falar-lhes da maneira mais simples de que fui capaz. Expliquei-lhes que o Baptismo perdoa todos os pecados cometidos até ao momento em que se realiza. Por isso, uma criança como elas, um jovem, um adulto, após o Baptismo, podem comungar, pois ficam na graça de Deus.
O Sacramento da Reconciliação (Confissão) perdoa-nos os pecados que cometemos após o nosso Baptismo.

Sabemos que o Baptismo imprime carácter, isto é, só pode receber-se uma vez na vida. Só que a nossa fraqueza e fragilidade são muito grandes. O pecado mancha o nosso viver. Mas mais uma vez a misericórdia de Deus para connosco se revela e vem ao nosso encontro para nos perdoar e salvar através da Confissão Sacramental.
Cada vez aparecem mais casos de pessoas que não foram baptizadas em bebés (o tempo da grande cristandade passou...). E em muitas dioceses o catecumenato(preparação de adultos para o Baptismo) está já muito enraizado. Também uma diocese mais tradicionalista e do interior como Lamego tem de começar a pensar nesta situação, fomentando o catecumenato.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.