domingo, 30 de maio de 2010

Uma vocação radical


Chegou-me às mãos um pequeno livro autobiográfico onde a Irmã Raquel Silva de Vila de Conde conta a história da sua vocação. Nesse livro, lançado em Novembro passado, ela perpassa todo o seu percurso de vida, desde menina adolescente avessa à religião, até jovem adulta que encontrou a felicidade num Mosteiro de Clausura. Uma escolha "radical" que nem todos entendem ou aceitam.
"É fácil de entender uma vida religiosa, mas com uma aplicação «prática» de ajuda às pessoas (…). Uma vida inteiramente dedicada à oração e ao recolhimento é, realmente, muito difícil e penso que o ponto fulcral é se se compreende e se aceita o valor da Oração ou não" – escreve a autora deste livro chamado "Uma Atracção Irresistível" de Edições Tenacitas.
"Tudo começou aos doze anos – apenas dois anos depois da primeira Comunhão –, quando decidi não mais me confessar, achando que bastava pedir perdão directamente a Deus. O meu fascínio pela ciência, em particular pela astronomia, desenvolveu em mim uma visão materialista da realidade, fazendo-me desembocar num ateísmo convicto aos quinze anos. Obrigada pelos pais a ir à Missa, aos dezassete anos senti claramente a presença de Deus no momento da Comunhão. Compreendi que Deus afinal existe, mas abandonei a Missa, que considerava uma simples cerimónia para recordar a Deus".
"No entanto, aquele chamamento aos dezassete anos motivou o meu regresso à Missa aos vinte e quatro anos, acompanhado de grande alegria. E foi então que Deus me atraiu a consagrar-me inteiramente a Ele: no momento de me deitar, quando me preparava para adormecer, brotou dentro de mim um súbito e espontâneo desejo de uma entrega total a Deus, desejo jamais sentido ou imaginado e com o qual agora, inexplicavelmente, me identificava por completo. Não resisti, entreguei-me à sua vontade e procurei-a no silêncio da oração. E foi o silêncio tornando-se cada vez mais o habitat natural da minha alma".
"Faltava saber onde Deus queria que me consagrasse a Ele. Procurei conhecer congregações religiosas, mas com o carisma de nenhuma me identificava. Fazendo dois retiros na portaria do Mosteiro da Visitação de Vila das Aves – onde hoje me encontro –, com o fim de dedicar os dias à leitura de livros espirituais e à oração no silêncio, Deus fez-me sentir que era ali o meu lugar: Deus chamava-me a ser monja visitandina, a beber da maravilhosa espiritualidade de São Francisco de Sales".
O referido livro, que se lê num fôlego, pode ser adquirido numa boa livraria ou pedido para "Edições Tenacitas" de Coimbra pelo tel. 239 712 865 ou por e-mail: geral@tenacitas.pt.

In O Amigo do Povo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.