sábado, 8 de maio de 2010

É bem verdade! Pensemos nisto!

A Igreja é para todos, mas não é para tudo!

Quem pede não exige
Na celebração do Baptismo de uma criança, logo no início, o ministro pergunta aos pais:
"Que pedis à Igreja de Deus para a vossa criança?"
Pedis... pedis... pedis...
Quem pede não exige.
Os Sacramentos são um DOM que Deus confiou à Igreja. É à Igreja que compete estabelecer o modo de os celebrar.

PARA PODER SER PADRINHO/MADRINHA DE BAPTISMO E CRISMA
Para assumir o "múnus" de padrinho ou de madrinha de Baptismo, é necessário ter em conta os seguintes factores:

* Ter 16 ou mais anos de idade.

* Ter recebido os três sacramentos da iniciação Cristão: Baptismo, Eucaristia (Comunhão) e Confirmação (Crisma).

* Se for casado, deve ser casado pela igreja. Se for casado pelo civil, ou se viver em União de Facto, mesmo que tenha idade para ser padrinho, NÃO pode ser padrinho de baptismo ainda que tenho sido confirmado.

* Levar uma vida digna compatível com a missão que vai desempenhar.
(Código de Direito Canónico, cânones 872, 873, 874)

4 comentários:

  1. Tanto exigem aos outros e tão pouco a vós mesmos!

    O Papa disse e bem que o inimigo está dentro da Igreja e está!!!

    ResponderEliminar
  2. Saudações ao anónimo que comentou este post, embora fosse mais interessante que cada um assinasse as opiniões que emite.
    Se se refere à celebração do baptismo, as exigências a que se refere têm fonte devidamente identificada: Código de Direito Canónico o qual só tem validade, porque aprovado pelo Papa. Ele é a lei positiva da Igreja.
    O laxismo, o “bota-de-elástico” é muito mais simpático e populista, mas não está com a Igreja. Uma Igreja que faça as vontadinhas todas e satisfaça os interesses e caprichos de cada um, pode ser muito agradável a essas pessoas, pode ser infiel a Jesus Cristo que disse: “quem quiser ser meu discípulo pegue na sua cruz de cada dia e siga-me.” A cruz está tantas vezes no não que tem que ser dado!!!
    Enquanto Jesus, segundo nos conta o Evangelho de São João, fazia o milagre dos pães e dos peixes e enchia o estômago à multidão, esta queria fazê-lo rei; mas quando lhe disse que Ele era o verdadeiro pão do Céu e só quem comesse desse pão viveria para sempre, a mesma multidão começou a partir. Ficou só Jesus e os discípulos a quem perguntou se também queriam partir. E Pedro respondeu-lhe: “A quem iremos se só tu tens palavras de vida eterna?”
    Nunca Cristo propôs o populismo como forma de estar, mas a exigência para todos. Muitas vezes parece-nos que nos fazem todas as exigências a nós. Talvez para nos desculparmos de sermos muito poucos exigentes connosco mesmos…

    ResponderEliminar
  3. As leis de Jesus não estão nos manuais de Direito Canónico! Transbordam deles em misericórdia senão os padres já estariam quase todos perdidos! Obedeçam à Lei de Jesus e rebelecem-se da leis dos homens nem que seja preciso carregar essa Cruz de que nos fala!

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo:
    Saudações na paz.

    Lamento mais uma vez o anonimato.

    "...os padres já estariam quase todos perdidos!" - diz.
    sem a misericórdia de Deus, não eram só os padres que estavam perdidos, ÉRAMOS TODOS!
    Igreja não são só os padres! Somos todos os que acreditamos em Jesus e n'Ele fomos baptizados.
    Portanto uma réstia de humildade e de verdade, sempre lembrará a cada baptizado que precisa da misericórdia de Deus.
    Os fariseus, no tempo de Jesus, é que se tinham por bons, intocáveis, correctos... Para eles, os pecadores eram os outros. Eles não. Viu-se o resultado dessa maneira farisaica de pensar: a cruz do Justo!
    Tem razão Jesus quando afirma a cada um de nós: "Porque olhas o cisco que o teu irmão tem na vista e não reparas na trave que está na tua?"
    Aceitar a misericórdia de Deus na vida e vivê-la em Igreja, com a Igreja e pela Igreja, é desafio para cada baptizado.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.