sexta-feira, 21 de maio de 2010

Conselho de Arciprestes

Na Casa de São José, Lamego, reuniu hoje o Conselho de Arciprestes, presidido pelo senhor Bispo.
Estiveram presentes os 14 arciprestes, o Vigário Geral, os responsáveis pela pastoral, o secretário do Conselho Presbiteral, o presidente da Cáritas Diocesana.
O Bispo, na reflexão inicial, falou a partir das palavras de Bento XVI proferidas no encontro que teve em Fátima com sacerdotes, religiosos e seminaristas.
Depois vários sacerdotes falaram da maneira como sentiram e viveram a vinda do Papa, das implicações para a Igreja Portuguesa da mensagem papal.
O ponto central deste encontro era a análise e avaliação do Plano Pastoral actual e reflexão sobre as propostas para o próximo Plano pastoral. Para este efeito, havia sido enviado aos arciprestes um "inquérito" para ser preenchido pelo arciprestado. Todos os arciprestes se manifestaram num clima de sã abertura e a partilha foi abundante. Várias foram as propostas apresentadas para o próximo Plano Pastoral.
Falou-se ainda da peregrinação de sacerdotes desta diocese a Ars, do próximo encontro sacerdotal em Foz-Côa, da reunião do Conselho Presbiteral, entre outros assuntos.
Uma das teclas mais batidas foi a da necessidade da formação dos leigos, com abertura à catequese de adultos, e neste contexto, a falta que faz a existência do Conselho Pastoral Diocesano.
Depois de um momento de oração, seguiu-se a refeição fraterna e um breve momento de convívio. Depois, toca para as paróquias que a vida não espera.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.