sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Pela Igreja em tempo de Natal


Mulher empurra o Papa
Uma mulher ultrapassou as barreiras de segurança ontem à noite, nos corredor central da Basílica de São Pedro, em Roma e puxou o Papa que acabou por cair. Bento XVI que tem 82 anos acabou por se levantar, aparentemente sem nenhum ferimento, e seguiu até ao altar onde celebrou a Missa do Galo sem fazer qualquer comentário ao incidente.

MENSAGEM NATALÍCIA DO PAPA
O Papa deixou no dia de Natal uma palavra de esperança “às vítimas da violência”, num olhar sobre os vários conflitos que afectam a humanidade de hoje, “profundamente marcada por uma grave crise, certamente económica - mas antes ainda moral - e por dolorosas feridas de guerras”.
Bento XVI saudava as populações de todo o mundo na sua tradicional mensagem natalícia "
Urbi et Orbi", a partir da varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Largos milhares de pessoas ouviam o Papa na Praça de São Pedro e milhões de espectadores e ouvintes acompanhavam-nos através da comunicação social.
'Face ao êxodo dos que emigram da sua terra e que são empurrados para longínquas paragens pela fome, pela intolerância ou pela degradação ambiental, a Igreja apela ao seu acolhimento', sustentou o Papa.

- Veja aqui mais informação sobre a mensagem natalícia do Papa:
http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=76919

2 Bispos irlandeses acusados de encobrir pedofilia
"Dois bispos irlandeses revelaram esta sexta-feira terem pedido a sua demissão ao Papa Bento XVI após terem sido acusados de terem encoberto comportamentos pedófilos de padres na zona de Dublin.
O escândalo rebentou após a divulgação do relatório Murphy no qual a Igreja é acusada de nada ter feito face aos crimes de pedofilia na Irlanda. O documento acusa os dois bispos do arcebispado de Dublin, o mais importante em toda a Irlanda, de terem protegido os padres que cometeram os abusos e não as crianças que foram vítimas dos mesmos.
'A nossa esperança é que a nossa acção possa ajudar a trazer paz e a reconciliação de Jesus Cristo às vítimas/sobreviventes destes abusos sexuais', disseram os bispos.
No dia 17 de Dezembro outros dois bispos já se tinham demitido pelas mesmas acusações."
(Correio da Manhã)

1. Nenhum dos bispos que resignou foi acusado de práticas pedófilas. Que fique claro. Foram, sim, acusados "de terem encoberto comportamentos pedófilos de padres na zona de Dublin."
2. A pedofilia é um crime horrendo, um atentado gravíssimo contra a dignidade da pessoa humana na pessoa das crianças e adolescentes ofendidos.
3. O pecado da pedofilia ofende gravíssimamente a Deus, a pessoa humana e a Igreja. Por isso, insistentemente, Bento XVI tem pedido perdão às vítimas. E são conhecidas as posições decididas que o Papa tem tomado em relação a clérigos que praticaram tais actos.
4. A igreja é santa e pecadora. Santa, em Cristo que a sustenta; pecadora, nos pecados de todos os baptizados. As "rugas" da Igreja vêm dos pecados dos seus membros. Só a "operação plástica" da santidade restitui à Igreja a beleza do seu Fundador. "Uma alma que se eleva, eleva com ela o mundo" .

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.