sábado, 19 de dezembro de 2009

4º Domingo do Advento - Ano C

Jesus vem hoje e vem todos os dias ter connosco, através de nós e através dos outros.
«Se cada dia é Natal, se em cada dia nasce Deus, nasce paz no coração que sabe abrir-se aos outros».
Este é, para nós, o grande desafio: tornar o Natal todos os dias presente no meio dos homens. Para que isso fosse possível, foi-nos dado o Advento como tempo de preparação especial, de sementeira.
Na 1º Leitura, O profeta Miqueias refere-se a Jesus, o descendente de David, nascido em Belém. A missão de Jesus passa pela proposta de um reino de paz e de amor no coração dos homens.
Na 2ª Leitura diz-nos que a encarnação de Jesus e o seu “eis-Me aqui, Pai” correspondem ao projecto de Deus de aproximar os homens de Si, de estabelecer com eles uma relação de filiação e de amor. Nestes dias em que preparamos o Natal, somos convidados a contemplar a acção de um Deus que ama de tal forma os homens que envia ao nosso encontro o Filho, a fim de nos conduzir à comunhão com Ele.
O Evangelho diz-nos que Maria, após ter conhecimento de que vai acolher Jesus no seu seio, parte ao encontro de Isabel e fica com ela, solidária com ela, até ao nascimento de João. Temos consciência de que acolher Jesus é estar atento às necessidades dos irmãos, partir ao seu encontro, partilhar com eles a nossa amizade e ser solidário com as suas necessidades?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.