sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

EXAME DE CONSCIÊNCIA

PALAVRA-CHAVE no Evangelho: "CONVERTEI-VOS".
Não pode haver conversão, mudança de vida, se não nos encontrarmos connosco mesmos. Só tomando consciência do que está mal em nós, podemos encetar o caminho da mudança.
Normalmente, temos binóculos para ver os defeitos dos outros, mas somos míopes para descobrir os nossos próprios defeitos. DEVE SER EXACTAMENTE AO CONTRÁRIO. Olhos de água para topar as nossas limitações! Quanto mais severos e exigentes formos connosco mesmos, mais tolerantes e compreensivos seremos para com o próximo.

Então, à laia de ajuda, aqui deixo um esquema simples de exame de consciência. Neste tempo de Advento/Natal, precisamos mesmo de entrar na gruta do nosso coração.

1. SANTIDADE:Progredi na santidade”.
Na minha vida, contento-me por fazer o mínimo, ou esforço-me por dar o máximo? Sou capaz de marcar a diferença, amando os inimigos, fazendo bem a quem me faz mal, dando a quem julgo não merecer? Ou sou, em tudo, igual aos outros? Luto pela perfeição, no meu modo de ser, de pensar, de viver, de fazer, e de rezar? Dou testemunho da minha fé, nos diversos ambientes da minha vida: na família, no trabalho, na rua, no bairro, na diversão? Ou envergonho-me de Cristo e da Igreja?
2. JUSTIÇA:Para chegar à plenitude dos frutos de justiça”!
Dou o que é devido aos outros, à minha família, e à minha comunidade? Tenho dívidas que não pago? Tenho consciência de dever a todos e para sempre o amor? Faço justiça a Deus, dando-lhe tempo e espaço na minha vida? Com os outros, vou além da mera justiça, oferecendo também o perdão?
3. BONDADE:Seja de todos conhecida a vossa bondade”!
Sou gentil nas palavras e nos gestos? Ou sou agressivo e violento? Tenho bons olhos para todos ou estou sempre a pôr o mal nos outros? Sou generoso?
4. DISPONIBILIDADE:Eis-me aqui. Eu venho para fazer a vossa vontade”:
Sou capaz de dar do meu tempo, da minha atenção, para ir ao encontro dos outros? Visito os doentes e os mais sós? Dedico-me aos outros? Ou vivo só para mim?
5. TERNURA:Manifestou-se a ternura de Deus”?
Sou meigo na relação com os outros? Sou capaz de olhar e de tocar o rosto, de olhar para a outra pessoa e de respeitar o seu corpo, com toda a ternura do coração? Ou cedo à malícia dos pensamentos, dos sentimentos e dos desejos?
6. GRATIDÃO:Cantai de todo o coração a Deus, a vossa gratidão!”
Sou grato com os outros? Sei dizer “obrigado”? Sou capaz de agradecer a Deus, toda a minha vida, na Oração e na Eucaristia? Ou só me lembro de Deus para pedir e quando estou em aflição? 7. PAZ:O Senhor te conceda a Paz”.
Vivo em Paz com todos? Estou de relações cortadas com alguém? Procuro entendimento, diálogo e aproximação com os outros? Ou o orgulho impede-me de dar o primeiro passo?
8. Eucaristia 2009/2010:As nações caminharão à tua luz”!
Dou testemunho da minha fé, participando na Eucaristia dominical? Tenho vergonha de praticar a minha fé? Ainda não saí da “patetice” de me afirmar “cristão não praticante”? Continuo a enganar-me, dizendo que não vou à Missa por causa dos outros? Já tomei consciência que a minha adesão pessoal a Cristo se realiza na comunidade, com a comunidade e pela comunidade?
Participo ou só assisto? Ofereço-me para participar no grupo de cantores, leitores, acólitos, peditório? Ou acho sempre que isso é com os outros? Vou à Eucaristia para me encontrar com Cristo e com os irmãos ou para reparar na roupa dos outros? A Eucaristia “marca” a minha semana?
9. Agora vê: qual destes valores estão mais “em baixa” na minha vida?
10.
Que me proponho fazer para superar o deficit de santidade na minha vida?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.