terça-feira, 25 de outubro de 2011

Presidente da Câmara e organista na igreja

--
Este testemunho colhi-o no jornal "Notícias de Beja". E é um belo exemplo para os nossos políticos cristãos e não só. Por isso aqui fica.
Manuel da Luz é presidente da Câmara de Portimão mas já antes era organista e responsável pelo coro da paróquia do Alvor, serviço paroquial que não deixou de desempenhar quando passou a ser autarca, primeiro como vereador e, desde 1999, como presidente.
A colaboração de Manuel da Luz, natural e residente naquela freguesia do concelho de Portimão, é mesmo anterior à vinda do padre Manuel Leitão Marques para a paróquia, já lá vão 32 anos.
O autarca frequentou a catequese paroquial de Alvor e manteve sempre a ligação à comunidade.
"Como gosto de música, sempre colaborei com a animação litúrgica", explica com naturalidade, reconhecendo ter uma "relação afetiva com a paróquia e com as pessoas". "É uma colaboração efetiva e afetiva", acrescenta o presidente da Câmara que diz desempenhar aquela tarefa "por uma questão de convicção" e de "serviço à comunidade" porque "a celebração fica mais animada e mais viva e mobiliza mais as pessoas".
Manuel da Luz, que chegou a ser seminarista no Seminário de Faro na década de 50, durante cinco anos, e no Seminário dos Olivais, em Lisboa, considera mesmo ser "fácil" conciliar as solicitações da presidência da Câmara de Portimão com as funções de organista e responsável do coro da paróquia de Alvor. "Até ajuda", testemunha o autarca, justificando que a motivação prende-se com o facto de acreditar que a "Eucaristia faz parte da vivência cristã".
O pároco de Alvor destaca a colaboração assídua do presidente da Câmara na orientação dos ensaios e do coro, assim como a da sua mulher que também é salmista e membro do coro paroquial, e considera a mesma "um testemunho".
"Mostra que é um cristão consciente", regozija-se o padre Leitão Marques, destacando que o autarca "continuou a ser, como presidente da Câmara, o que era antes, como professor".

Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.