sábado, 8 de outubro de 2011

DIA DO VOLUNTARIADO EM TAROUCA

O Banco Local de Voluntariado de Tarouca, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Tarouca, enquanto entidade enquadradora do mesmo, realizou, em  8 de Outubro, o Dia do Voluntariado em Tarouca, que teve lugar no Pavilhão Gimnodesportivo, durante todo o dia..
Este evento teve como objectivo primeiro a divulgação do Banco Local de Voluntariado, através da realização de uma exposição e feira alusiva ao trabalho voluntário, denominada “Mãos Solidárias”.

Saliente-se que esta acção, além da sessão de abertura, contou com a visita aos expositores; colheira de sangue pelo Instituto Portugês do Sangue; rastreio de saúde, pelos serviços de saúde da Santa Casa de Tarouca; atelier de expressões plásticas; palestra "Ser Voluntário", pela Drª Cláudia Amanajás; tarde recrativa com o coral da Santa Casa, Associação do Castanheiro do Ouro e Grupo de Ferreirim

Finalidades desta acção, segundo o Provedor da Santa Casa:
* Consolidar o Banco de Volunatiado de Tarouca;
* Promover a organização e formação de voluntários;
* Criar equipas à distância para o acompanhamento de idosos em geral e, de modo particular, os inseridos nos apoios sociais;
* Criar núcleos de acompanhamento e de prevenção nas 36 povoações do Concelho de Tarouca, promovendo, desta forma, a prevenção para situações de doença e de combate à solidão;
* Dar uma perspectiva solidária aos jovens, dado que a prevenção não pode prescindir do valioso património humano que são os jovens;

A partir de agora, o Banco abre inscrições para que a Misericórdia possa modelar todo o percurso de organização e formação dos candidatos que queram dar o seu contributo nos sectores onde ainda existem dificuldades no acampanhamento social.
Já há voluntários nos serviços,  mas espera-se  que o Banco favoreça competências e autonomias para melhor desempenho.
O Banco faz parte da Misericórdia, que tem que dar os recursos, mas tem a sua própria autonomia na organização de materiais e pessoas. Pertence ao Banco estar disponível para todas as instituições que o solicitem.
Qualquer um que queira ser voluntário tem que se inscrever no Banco e só pode exercer funções após obter o certificado de formação.

Quanto maiores são as necessidades enraizadas na crise, maior é a exigência de resposta por parte das instituições.
A Misericórdia de Tarouca tem dado resposta até ao momento aos problemas aflitivos advindos da actual crise, mas não pode garantir que no futuro tal aconteça, devido à escassez de meios.

Assinale-se que, o GASPTA - Grupo sócio-caritativo da Paróquia de Tarouca, marcou agradável presença nesta actividade.

VEJA AQUI  mais fotos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.