quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Crise económica chega à Fátima com comerciantes a queixarem-se que há menos peregrinos

--
A peregrinação internacional principia hoje às 18:30, na Capelinha das Aparições, onde às 21:30 se realiza a bênção solene de velas.           

Santuário de Fátima atingido pela crise económica
Os comerciantes em Fátima queixam-se de que há menos peregrinos do que noutras peregrinações e apontam uma redução no poder de compra das pessoas que entram nas suas lojas."Até ao momento este 12 de Outubro está muito pior... Parece pouco mais do que um dia de semana: parece um sábado tranquilo", lamenta Octávio Silva, proprietário de uma loja de artigos religiosos situada numa das ruas que dá acesso ao recinto do Santuário.
O comerciante admite que o facto de os dois dias (12 e 13) da peregrinação Outubro serem a meio da semana contribui para o reduzido movimento nas ruas, mas realça que "as pessoas já não vêm como vinham".
Zeferino Repolho explora há 32 anos um mini-mercado no centro de Fátima. Dentro do estabelecimento o negócio não regista melhorias, afiança, apesar de este ser o primeiro dia da peregrinação de Outubro.
"Temos ainda uma agravante: Não há poder de compra e o povo também foge", explica, lembrando que "mesmo o mês de Agosto foi fraco" e que o movimento, quer no seu negócio, quer de peregrinos, "de há uns anos a esta parte tem vindo a diminuir".
Poucos metros à frente, Jorge Gomes junta-se às queixas de outros comerciantes. "Nota-se que o poder de compra é mínimo: pedem desconto em coisitas de um euro", ilustra.
Uma realidade que o leva a questionar sobre a sobrevivência da sua loja, tanto mais que, garante, "de ano para ano nota-se que está cada vez mais fraquito [o movimento]", com destaque para o mês de Outubro e para a manhã que marca o início da última grande peregrinação do ano em Fátima.
Oficialmente, a peregrinação internacional principia hoje às 18:30, na Capelinha das Aparições, onde às 21:30 se realiza a bênção solene de velas, a recitação do Rosário e o início da Procissão das Velas, estando marcada para as 22:30 a eucaristia no Altar do Recinto.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.