terça-feira, 4 de outubro de 2011

4 de Outubro – Dia de São Francisco de Assis


«O Homem mais amável do Mundo». Foi assim que Bertrand Russell se referiu a S. Francisco de Assis.

Neste dia da sua memória litúrgica, queria vincar a perenidade da sua mensagem e a flagrante actualidade do seu testemunho.

Como Francisco, é urgente cultivar a pobreza, a humildade e a simplicidade.  É fundamental criar uma cultura de reconciliação com a natureza, com as pessoas.

Hoje mesmo, vamos pugnar pela instauração de uma fraternidade universal, de uma filadélfia cósmica.
Num mundo de altos e baixos, de exploradores e explorados, de senhores e escravos, Francisco de Assis ensina-nos o melhor trato entre os seres humanos: irmão.

Ser homem é ser irmão. De todos os outros homens! Há muitos séculos, S. Francisco de Assis percebeu genialmente qual o caminho a percorrer no encontro entre cristãos e muçulmanos.

Este caminho nunca está totalmente percorrido. Eis o que diz S. Francisco ao sentir o chamamento: «Quando Deus me enviou para o meio deles, convivia com eles como com irmãos e amigos».

 José Mattoso fez, recentemente, uma referência a S. Francisco de Assis e à sua pureza que consiste em viver «o Evangelho sem glosa». Trata-se do «Evangelho despojado das derivas que foram acontecendo ao longo dos tempos». Trata-se, enfim, de uma procura da «autenticidade inicial». 
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.