sexta-feira, 7 de outubro de 2011

XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano A

Leituras: aqui

COMENTÁRIO
1. 
Não e não. Pela terceira vez, «não»! E mais uma vez, a estranha desilusão, deste «rei e senhor», a quem se recusa o convite, para o banquete nupcial do Filho! Este «rei» é figura do Deus, que se revela em Jesus: um Deus, que afinal vem até nós, e quer sentar-se connosco à mesa! E, por isso, e não por acaso, Deus entrou neste nosso mundo, pela porta da alegria, quando deu o primeiro sinal do seu amor, precisamente nas bodas de Caná! Este Deus da alegria e da festa parece cair mal no goto de quem preferia uma religião da dor, do sacrifício e das vestes de luto,em vez de uma liturgia de mesa farta e alegria perene! Estamos, portanto, perante uma recusa inaceitável e indigna a um convite, que, apesar de tudo, não caduca com o tempo e abre portas a todos os que andam fora do templo! Esta é mais uma vez a história do amor não amado, do nosso Deus, rejeitado!
2. Precisamente, neste nosso tempo, conhecemos muito bem o "não" de quantos foram convidados, em primeiro lugar. De facto, a cristandade ocidental, da velha Europa, isto é, os "primeiros convidados", são agora, em grande parte, aqueles que se recusam, os que não têm tempo para se encontrar com o Senhor, os que abandonam e depreciam o banquete da Eucaristia! E, em alguns casos, esta indiferença e banalidade, chega mesmo a ser hostilidade e ódio! Enquanto, por exemplo, na Europa, se contesta o Papa e a Igreja, e se renegam as raízes da fé, em África e na Ásia, a Igreja cresce, todos os dias. Há já mais católicos praticantes na China do que em toda a Europa!
3. Talvez nos devêssemos perguntar: Porquê esta rejeição, indiferente ou obstinada, ao convite de Deus? Na parábola, o Senhor refere dois motivos: o desejo da posse e a trama das nossas relações sociais e laborais, que envolvem totalmente as pessoas, a ponto de pensarem que já não precisam de mais nada para encher totalmente o seu tempo e, por conseguinte, a sua existência interior. Parece-nos mesmo impossível que a pessoa diga não ao que há de maior; que não tenha tempo para o que é mais importante, que feche em si mesmo a própria existência. Pensemos bem: Na realidade, estes nunca fizeram a experiência de Deus; nunca tiveram o gosto de Deus; nunca provaram e saborearam como o Senhor é bom! Faltou-lhes este contacto e com ele o gosto de Deus. Ora, só experimentando o gosto pelas coisas de Deus, é que corresponderemos com alegria, ao seu convite!
4. Mas a nossa pergunta vai mais longe: Como é possível que alguém nem sequer queira "provar" Deus? Responderíamos ainda, com São Gregório: Quando a pessoa está totalmente absorvida pelo seu mundo, pelas suas coisas materiais, preocupada apenas com aquilo que pode fazer, obcecada com o que lhe confere sucesso, com tudo o que pode produzir ou explicar por si, então a sua capacidade de percepção de Deus enfraquece-se, os seus sentidos dirigidos para Deus debilitam-se, tornam-se incapazes de O compreender e sentir. Então pode acontecer que o sentido de Deus se desvaneça ou acabe por morrer!
5. Que fazer então, perante o cenário de tantos e tantos que declinam este convite? A nossa tarefa é contribuir, para que as pessoas possam provar e sentir de novo o gosto de Deus. Temos de voltar a desenvolver a capacidade de percepção de Deus, que existe em nós. E que nós próprios entremos num contacto vivo com Deus, com o Senhor Jesus. Que em nós se fortaleçam os sentidos dirigidos para Deus. Isto animará também o nosso agir, porque também nós corremos um perigo: podemos fazer muitas coisas, na Igreja e pela Igreja, por Deus e para Deus, podemos vir e entrar aqui, mas sem encontrar esse Deus vivo, sem nunca O sentir e pressentir, sem nunca O conhecer e saborear. Nessa altura, o compromisso substitui a fé, mas depois esvazia-se interiormente. Revistamo-nos, pois, dos sentimentos de Cristo, com as vestes da festa e da alegria! E outros poderão assim não resistir a tal convite!
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.