domingo, 9 de outubro de 2011

Arrancou o Ano Catequético 2011/2012


15 horas da tarde do dia 9 de Outubro. Igreja Paroquial de Tarouca.
Começa a Eucaristia com a qual se dava início ao novo ano catequético.
Igreja cheia, embora faltasse muita gente. A tarde quente que convidava ao passeio, o futebol, uma excursão, outras actividades desportivas, etc, tudo concorreu para que muitos faltassem.
Arranjar uma data que agrade a todos não é fácil. Não iniciámos ontem porque havia pessoas comprometidas com vindimas e outras actividades.
Na vida, é sempre preciso fazer escolhas. Será que os muitos que faltaram fizeram a escolha correcta? Quais são as suas prioridades na vida?
A projecção apoiou a Eucaristia. No início, a projecção de um cântico alegre que propunha o seguimento de Cristo.
As leituras foram feitas por catequizandos. Na homilia, foi projectado um pequeno texto que falava da solidariedade entre crianças. Seguiu-se a projecção de um power point sobre "Obesidade mental", terminando com uma projecção sobre as actividades da catequese previstas para este novo ano, o calendáro, e indicações práticas acerca da catequese. Entretanto, o celebrante foi relacionando estas projecções com as leituras da Missa.
Antes do Pai Nosso, catequistas e crianças fizeram o respectivo compromisso, logicamente de acordo com a situação própria de cada uma delas.
No fim da  Comunhão, foi a vez dos pais fazerem o seu compromisso, seguindo os dez mandamentos dos pais com filhos na catequese.
No fim da Eucaristia, a coordenadora da catequese, D. Alda Fernandes, fez a apresentação dos catequistas de cada ano, os quais acolheram os seus catequizandos e com eles tiveram o 1º encontro. Igualmente comunicou à assembleia os locais de catequese enquanto o Centro Paroquial não está disponível.

QUEM MEU FILHO BEIJA, MINHA BOCA ADOÇA
1. Em virtude dos sacramentos do matrimónio e do baptismo dos filhos, onde os pais se comprometeram a educar na fé os filhos, os primeiros e principais educadores na fé dos filhos são os pais.
2. A catequese paroquial vem em apoio dos pais, não os substitui, complementa-os.
Daí o apoio, apreço, estímulo e gratidão que a família deve demonstrar para com os catequistas que generosa e gratuitamente dão o seu melhor na catequese.
3. A catequese é muito mais do que doutrina. É o anúncio de Jesus Cristo (daí a importância da Bíblia)  no intuito de levar o catequizando a configurar-se com Cristo. Jesus é o modelo, quero ser como Ele.
4. Em Igreja, ninguém se anuncia a si mesmo. Anunciamos Cristo. Não actuamos em nome próprio, sentimo-nos enviados d'Aquele que nos enviar a convidar a todos para o banquete da salvação.

Veja AQUI as actividades da catequese e respectiva calendarização.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.