quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A missão não tem idade

Aqui há dias veio ter comigo a Ivone (nome fictício). Queria saber o que fazer para ser voluntária durante as férias num país do Terceiro Mundo. Disse-lhe que era bom que acabasse o curso superior que anda a tirar e, entretanto, podia fazer voluntariado cá no país. Depois, se ainda tivesse interesse em ir ajudar povos de outros países, seria fácil encontrar um serviço coordenador de voluntários que a aceitasse. É que ir para outro país exige uma preparação adequada e naturalmente longa, e, assim, ir dois ou três meses não adianta.
Mas este caso vem lembrar que a nossa juventude é generosa e que há muito boa gente que passa as férias a ajudar em serviços de voluntariado.
Mas não é preciso ser jovem para se integrar no voluntariado. Mesmo para partir para as Missões.
Li há tempos na "Família Comboniana" que um casal de professores reformados em Portugal, partiu para terras moçambicanas, para se dedicar ao ensino. É a segunda vez que eles partem, pois já estiveram uma primeira vez no Norte do país, na cidade de Nampula.
Regressaram agora para o Centro de Moçambique, que tem uma cultura muito diferente da do Norte e para uma missão aonde não se chega facilmente. É preciso tomar um "táxi do mar" e mesmo assim parte do percurso é feito a pé, com água acima do joelho.
Mas porque é que vieram para esta missão com aquela idade?! A resposta veio com um sorriso e umas palavras singelas: "A missão não tem idade, o que é preciso é confiar no Senhor quando se parte. Nós estamos felizes por estarmos aqui, mesmo sendo difícil comunicar com a cidade, mas a vida é assim. Estamos convencidos de que, nesta missão-escola, vamos construindo o futuro deste país. Quem educa uma criança está ensinando um povo. É isso que nos dá felicidade, apesar de todas as dificuldades."
Seria fácil àquele casal dizer que já trabalharam muito, que já estão cansados. Que era agora tempo de gozarem o resto das suas vidas. E até tinham razão! Mas centenas de pessoas ficariam à sua espera, sem ninguém que as ensinasse.
Graças a Deus que há gente que deixa o conforto da sua casa e do seu país e vai ajudar quem mais precisa!

Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.