quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Côngrua Paroquial

--
Todos somos responsáveis
pela presença da Igreja
no coração do mundo!

MANDAMENTOS DA SANTA IGREJA
1º – Primeiro mandamento : "Participar na missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho".
2º - Segundo mandamento: "Confessar-se ao menos uma vez por ano".
3º - Terceiro mandamento: "Receber o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da ressurreição".
4º - Quarto mandamento: "Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja".
5º - Quinto mandamento: “Contribuir para as despesas do culto, sustentação do clero, segundo as legítimas determinações da Igreja".
--
ENTÃO COMO FAZER?

1. Dê a sua oferta para a Côngrua Paroquial de São Pedro de Tarouca. É a forma habitual e regular de prover às necessidades da Igreja. Ajude a sua Paróquia a dispor do necessário para o culto divino, para o apostolado, para as obras, para o exercício da caridade. A Igreja sugere que partilhe o valor de um dia do rendimento do seu agregado familiar. Mas é a sua generosidade que estabelece o limite!

2. Donde vem o dinheiro das Paróquias? As Paróquias, habitualmente, estendem-se por zonas residenciais. A organização económica assenta nesse facto: a côngrua, as ofertas extraordinárias por ocasião dos baptizados, funerais e casamentos das famílias que lá residem, os ofertórios das Missas e outros donativos.

3. A Paróquia tem actualmente um desafio tremendo pela frente: o Centro Paroquial. Queremos deixar aos mais novos aquilo que nós não tivemos. É uma obra indispensável para a catequese, para os jovens, para os grupos paroquiais, para as famílias. O seu contributo é indispensável!
--
4. Em Portugal, quem sustenta a Igreja é a generosidade dos fiéis. Precisamos que nos ajude com a sua oferta. Para que a Igreja realize a sua missão, é preciso que os católicos da paróquia, residentes ou emigrantes, lhe proporcionem os meios!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.