sábado, 20 de março de 2010

O Pai, modelo e referência de valores.

Festa da Catequese















Segundo o Plano Pastoral da Paróquia, a Festa da catequese 2009/10 é dedicada ao pai. Há dois anos, versou a temática dos avós; o ano passado, foi dedicada à mãe; este ano, o tema foi o pai. Por isso, realizou-se no sábado mais perto do Dia do Pai que foi ontem.

Pelas 14.30 horas deste sábdo, iniciou-se a Missa no Auditório Municipal. Porque no próximo sábado a comunidade celebrará a sua Comunhão Pascal, a homilia centrou-se no Sacramento da Comissão, através de um diálogo entre o António e a Ana.

Seguiu-se a intervenção dos vários grupos de catequese, do 1º ao 10º anos, incluindo o de Teixelo. Os catequizandos estiveram lindamente, portaram-se à altura. E cada grupo pegou no tema à sua maneira, realçando a beleza do amor do pai, sublinhando a importância do amor conjugal, realçando a união familiar, apelando ao compromisso e prática cristãos, fazendo ver a importância do pai no desenvolvimento sadio dos seus filhos. Enfim, um autêntico evangelho do pai, na senda de São José. Poemas, danças, canções, teatro, dramatizações e encenações... BELÍSSIMO. Parabéns, miúdos! Fostes - e sois - espectaculares. Uma palavra de muita simpatia para com os apresentadores. Revelaram um a-vontade digno de nota.
Os catequistas... Não tenho palavras. Simplesmente admiráveis! Pelo trabalho, pelo gosto, pela dedicação, pela maneira como interiorizaram o tema e o levaram ao palco, parabéns! Obrigado por existirdes.
O Auditório estava cheio, muito cheio. Era preciso mais lugar, se era...Mas temos o que temos e agradecemos à Câmara a cedência das instalações e aos funcionários que amavelmente colaboraram.
Muitos pais estiveram presentes, foram fantásticos. Mas faltaram alguns e ficaram a perder... A esses apelo: "Caros pais, trabalhem e colaborem muito mais. Agradeçam sempre. E exigências façam-nas a vós mesmos. Bem precisarão."

Se é pai, nunca tenha vergonha da sua fé. Assuma-a e pratique-a. O exemplo marca!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.