quarta-feira, 3 de março de 2010

O Livro da Verdade: A Sagrada Escritura

A Bíblia Cristã tem duas grandes partes: o Antigo e o Novo Testamento ou a Antiga e Nova Aliança.
O Antigo Testamento é uma colecção de 46 livros, na qual encontramos a história de Israel. Como surgiu, como viveu escravo no Egipto, como foi governado, como estabeleceu as suas leis e viveu a sua religião.
Esta colecção apresenta os seus costumes, a sua cultura, os seus conflitos, derrotas e espe-ranças.
O Antigo Testamento é a história do povo de Israel em Aliança com Deus, que nos relata a forma como esse povo se comportou em relação a Javé e qual é o projecto que Deus quis realizar no meio da humanidade através desse povo.
Esse projeto aparece bem claro nesses livros: considerar só Deus como Absoluto, para que as relações entre as pessoas possam ser fraternas e ter como centro a Liberdade e a Vida.
Vendo como Israel foi fiel ou não a esse projeto e como Deus agiu no meio dele, poderemos compreender melhor a outra parte da Bíblia, chamada Novo Testamento…

Antigo Testamento - primeiros Livros:
1.º Livro: Génesis – que significa nascimento, origem – conta como começaram as coisas a existir.
"No princípio, Deus criou os céus e a ter-ra…" (Gen1,1). Foi a criação do mundo e de tudo quanto existe…
2.º Livro: Êxodo – que quer dizer saída. De facto, neste livro conta-se a saída do povo de Deus do Egito, onde era escravo. Conta como Deus apareceu a Moisés…
"Por isso, vai. Eu envio-te ao Faraó, para tirares do Egito o Meu Povo, os Filhos de Israel…" (Ex 3, 10).
3.º Livro: Levítico – provém do nome Levi, a tribo de Israel que foi escolhida para exercer a função sacerdotal no meio do seu povo. O povo recebeu de Deus as leis, de que precisava para fazer a vontade de Deus.
"…Ama o teu próximo como a ti mesmo…" (Lv 19,18).
4.º Livro: Números – porque começam com um grande recenseamento do povo hebreu no deserto. Para os hebreus, a saída do Egito foi uma lenta e penosa caminhada em busca de uma terra. Neste livro, a caminhada transforma-se em majestosa marcha organizada de todo um povo.
"Fazei um recenseamento completo da comunidade dos filhos de Israel…" (Num1,2).
5.º Livro: Deuteronómio – que significa segunda lei. Este livro procura transmitir um projeto de sociedade nova, baseado na fraternidade entre os homens e na partilha de tudo o que Deus concedeu a todos.
"São estes os estatutos e normas que poreis em prática na terra cuja posse Javé…" (Dt 12-26).
Estes livros de que vos falo, chamam-se Pentateuco, que quer dizer cinco livros. Foram estes cinco os que o sacerdote Esdras apresentou ao povo pela primeira vez…

Fonte: CARITAS IN VERITATE

Sem comentários:

Enviar um comentário