terça-feira, 23 de julho de 2013

Brasil: Papa agradece «magnífico» acolhimento no Rio de Janeiro




O Papa Francisco agradeceu hoje o “magnífico” acolhimento que recebeu esta segunda-feira no Rio de Janeiro ao iniciar a sua visita ao Brasil, primeira viagem internacional do pontificado.

"Obrigado! Obrigado! Obrigado a vocês todos e a todas as autoridades pela magnífica acolhida em terra carioca”, refere a tradução portuguesa publicada esta manhã na conta ‘@Pontifex’, com 7,7 milhões de seguidores em nove línguas.

Um dia antes, Francisco tinha assinalado na mesma rede social o início de uma “semana estupenda no Rio”, deixando votos de que “ela seja uma ocasião para aprofundar” a “amizade em Jesus Cristo".

O Papa foi seguido por centenas de milhares de pessoas nas ruas do Rio de Janeiro durante as primeiras horas do programa oficial de visita antes de seguir para a residência Assunção, no Sumaré, para um dia de folga, esta terça-feira.

Este centro da arquidiocese, situado na zona alta da cidade brasileira, já recebeu João Paulo II e acolhe agora Francisco e a sua comitiva até domingo.

O primeiro dia no Brasil ficou marcado pela proximidade entre Francisco e a multidão que o esperava, tendo rodeado o carro utilitário em que o Papa seguia, de janela aberta, desde o aeroporto, sobretudo nos momentos em que ficou preso no trânsito da cidade.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, admitiu a existência de um “pequeno erro” na rota seguida pelo carro do Papa, que provocou “alguma dificuldade para continuar o percurso, a certa altura”, mas prefere valorizar o modo “absolutamente entusiástico” como o líder da Igreja Católica foi recebido.

“Este foi um momento que suscitou algum espanto ou preocupação, mas que é efetivamente algo que se pode compreender no caso de uma grande cidade, com um acolhimento extraordinários, com uma enorme interesse das pessoas e um Papa como este, que atrai espontaneamente o entusiasmo e a proximidade de tantos”, assinalou, em declarações à Rádio Vaticano.

O discurso inaugural de Francisco foi proferido no Palácio da Guanabara, sede do Governo do Rio de Janeiro, perante a presidente brasileira, Dilma Rousseff.

O Papa, de 76 anos, defendeu a necessidade de estar “à altura da promessa contida em cada jovem” e abrir-lhe espaço, com as “condições materiais e imateriais para o seu pleno desenvolvimento”.

"Com essas atitudes precedemos hoje o futuro que entra pela janela dos jovens", sustentou.

Francisco quis falar dos mais novos, frisando que a viagem tem como objetivo participar na 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a qual vai reunir cerca de dois milhões de pessoas na cidade brasileira entre hoje e domingo.
In agência ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.