segunda-feira, 26 de abril de 2010

O Livro da Verdade 4: A Sagrada Escritura

--
Novo Testamento
O Novo Testamento ou Nova Aliança é o nome dado à parte da Bíblia que foi escrita após o nascimento de Jesus, é a parte da Bíblia onde encontrámos o anúncio da Pessoa de Jesus Cristo.
Através da Sua palavra e acção, Jesus inaugurou a Nova Aliança ou, por outras, o Reino de Deus. É a aliança aberta a todos os homens, a todos os povos de todos os tempos e lugares.
Em Jesus, Deus quer reunir toda a humanidade como uma família em que todos são chamados a viver como irmãos, repartindo entre si todas as coisas.
Essa grande reunião, onde tudo é partilha e fraternidade no amor, é o Reino de Deus que vai crescendo até que se torne realidade para todos.
Jesus não deixou nada escrito. Ele pregou, ensinou e colocou em prática o projecto de Deus. Isso fez com que ele entrasse em conflito com a estrutura da sociedade, que O perseguiu, prendeu e matou. Mas Jesus ressuscitou, enviou o Espírito aos Seus seguidores, apóstolos e discípulos e estes continuaram a Sua missão, pregando, ensinando e fazendo como Jesus fazia. Foram eles que escreveram o que encontrámos no Novo Testamento.
O Novo Testamento agrupa 27 livros, com temas e estilos diferentes: Evangelhos, Actos dos Apóstolos, Cartas e Apocalipse.
---
Evangelhos
A palavra evangelho significa “Boa Nova”, e refere-se ao nascimento do Messias prometido. Os evangelhos não são biografia ou história, mas sim um anúncio para levar à fé em Jesus, isto é, ao compromisso de continuar a Sua obra, pela palavra e acção.
Evangelho Segundo São Mateus
Mateus, cobrador de impostos e apóstolo. São Mateus apresenta Jesus com o título de Emanuel, que significa “Deus está connosco” (Mt 1, 23).
À medida que lemos este Evangelho, vamos descobrindo o significado deste título, as últimas palavras de Jesus são uma promessa de permanência: “Eis que Eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”. (Mt 28, 20).
A comunidade cristã, lendo São Mateus, é convidada a olhar para dentro de si mesma, a fim de descobrir a presença de Jesus, a dizer a palavra certa e a realizar a acção oportuna, no tempo e lugar em que vive… (continua).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.