segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ramo de flores

Domingo do Bom Pastor. Missa das 11 horas.
Na Acção de Graças, uma jovem sobe ao ambão. Lê expressivamente um pequeno texto. Gostei imenso. Bonito, intenso, assertivo. Falava de Cristo como o Bom Pastor de todos e para todos. Cristo, modelo de entrega para quem serve a comunidade. Agradecia ao Bom Pastor o serviço do pároco e pedia para ele a ajuda divina para continuar a servir.
Depois duas crianças do sexto ano apareceram. Sorriso nos lábios. Ofereceram um ramo de flores e uma prenda. Como sempre, senti-me pequenino diante da beleza dos gestos, da mensagem transmitida, das palmas, da elevação das flores. Só fui capaz de dizer: "Obrigado, muito obrigado".
Confesso que estranhei a presença dos meus "compadres" e "comadres" do sexto ano de catequese, juntamente com suas catequistas. Haviam estado na Eucaristia com crianças de sábado. "Qual a razão", perguntei-me.
Portaram-se lindamente. A homilia começou por ser dialogado. Eu e eles. Senti a assembleia concentrada. Falámos de pastores e do Pastor. Comparámos... concluímos.

Depois, aceitando o convite amigo de uma família, almocei com eles. Familiar mesmo! Senti-me muito bem. Como sempre.
Tinha combinado com uma pessoa uma entrevista para o jornal a efectuar nesse dia. Foi o que fiz a seguir ao almoço.
Passei ainda por outra família para dar um beijinho na pequena aniversariante. Parabéns, Lara!
Vim para casa e trabalhei a entrevista. São trabalhos que se têm de fazer imediatamente enquanto a memória e o contexto estão frescos. Só estes nos ajudam a compreender as frases registadas no papel.
À noite foi jantar com outra família. A mesma amizade de sempre, a mesma familiaridade, a conversa e a boa disposição.
Saí um pouco com dois casais e um amigo. Fomos arejar. Também é preciso após um dia tão intenso de trabalho e de emoções.

Graças a Deus por tudo e por tanto! Pela fé que celebrei com meus irmãs. Pelos gestos e flores que me estimulam. Pelo trabalho que pude efectuar. Pelas famílias que me acolheram e me permitiram ser também seu familiar.
Senhor, como és bom! Como a Tua Misericórdia é eterna!
Aceita, Deus de ternura infinita, a minha pobreza, transforma o meu coração, abre-me plenamente ao Teu Amor. Perdoa as minhas lacunas, pecados e limites.
Só TU ÉS O BOM PASTOR!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.