sexta-feira, 9 de abril de 2010

A Páscoa é na verdade a festa maior dos cristãos


-- Cristo ressuscitou! Aleluia! Este é o grito de alegria que se ouve nestes dias. E não só nas igrejas mas também nas casas onde entra o anúncio da ressurreição.
--
A Páscoa é na verdade a festa maior dos cristãos. Por isso, eles não se contentam em celebrá-la uns dias ou mesmo uma semana. Celebram-na durante cinquenta dias, até ao Pentecostes. Mais: celebram-na todos os domingos.
--
O domingo é uma festa pascal, totalmente iluminada pela glória de Cristo ressuscitado. É a celebração da "nova criação". Porém, este seu carácter, bem entendido, é inseparável da mensagem que a Escritura, desde as suas primeiras páginas, nos oferece acerca do desígnio de Deus na criação do mundo. O Verbo que Se fez carne, na "plenitude dos tempos", é também, em virtude do seu mistério de Filho eterno do Pai, a origem e fim do universo. Tudo foi criado por Ele e para Ele.
---
Esta presença activa do Filho na obra criadora de Deus revelou-se já plenamente no mistério pascal: Cristo, ressuscitando como primícias dos que morreram, inaugurou a nova criação e deu início ao processo que Ele mesmo concluirá no momento do seu retorno glorioso, quando entregar o Reino a Deus Pai, a fim de que Deus seja tudo em todos.
--
A participação interior na alegria do Cristo ressuscitado implica a partilha total do amor que pulsa no coração dos cristãos: não há alegria sem amor! Assim, o domingo oferece aos fiéis, libertos do peso dos afazeres quotidianos, a oportunidade para se dedicarem também às actividades de misericórdia, caridade e apostolado.
In O Amigo do Povo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.