Terminam hoje as festas em honra de São Martinho, padroeiro da povoação dos Esporões.
Nesta altura do ano, as festas são poucas por estas bandas, daí decorre que, caso o tempo colabore, muita gente acorra aos festejos. Embora intermitentes em alguns dias, a chuva e o vento não obstaculizaram demasiado o desenrolar dos festejos que correram bem, em paz, alegria, com são convívio entre as gentes.
Se em 11 de Novembro, dia litúrgico de São Martinho, coube ao pároco presidir à Missa, hoje foi o P.e Paulo Alves, Reitor do Seminário Maior, quem presidiu às cerimónias religiosas (Missa e procissão).
Parabéns à povoação e aos mordomos pela forma como decorreram as festas. No próximo nº do Sopé da Montanha, como é costume, será noticiada a comissão de festas 2012.
CEGADA
Não sabe o que é? Veja aqui. Ou então para o ano procure aparecer nos Esporões na noite do dia 10 de Novembro.
A povoação dos Esporões conserva esta antiquíssima tradição que envolve a participação de muitos dos seus habitantes.
Depois do cortejo pela rua, termina numa "assembleia" em que chega, vestido a rigor, "Sua Eminência" que faz o aguardado "discurso de cariz satirizante". Em seguida, a "fraternidade de São Marinho" recita os mandamentos enquanto um irmão-mor bebe um copo a cada um deles. Só que os "mandamentos" não são estáveis, tendem a aumentar, de acordo com o apetite do bebedor...
Uma festa bonita em que o povo faz a festa em vez de consumir festa...
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.