quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Breve perfil biográfico de D. João da Silva Campos Neves

Como estamos a celebrar o cinquentenário da inauguração do Seminário Maior de Lamego cuja construção se deve ao grande impulso do bispo D. João Campos Neves, aqui deixamos um breve perfil biográfico deste grande bispo que presidiu aos destinos desta diocese durante 22 anos.
É que um povo sem memória é um povo sem futuro.

- Nasceu na freguesia de Cepos, concelho de Arganil no dia 31 de Julho de 1889, filho de José Maria da Silva e de Maria do Carmo Neves, recebe o baptismo no mesmo ano no dia 1 de Setembro.
- Em Outubro de 1904, com 15 anos ingressa no Seminário de Coimbra, como aluno externo, onde conclui os estudos preparatórios e o curso teológico em 1910.
- Enquanto seminarista recebe o sacramento da confirmação, prima tonsura e os quatro graus das ordens menores, no dia 17 de Dezembro de 1904.
- Recebe o diaconado a 6 de Agosto de 1911 e em 23 de Dezembro do mesmo ano é ordenado presbítero na capela da Costeira de Carregosa, concelho de Oliveira de Azeméis, pelas mãos de D. Manuel de Bastos Pina, bispo conde de Coimbra, celebrando a primeira missa em Cepos a 25 de Dezembro de 1911.
- Enquanto sacerdote da diocese de Coimbra é nomeado prefeito, professor de latim e filosofia e ecónomo no seminário de Coimbra, secretário e tesoureiro da Comissão Diocesana dos Indultos Pontifícios e presidente da Congregação Académica de Maria Imaculada de Coimbra, é o organizador e orientador das grandes peregrinações nacionais ao Santuário Lourdes - França, sendo o responsável pelos peregrinos da diocese de Coimbra, é nomeado beneficiado e mais tarde cónego capitular da Sé Catedral de Coimbra.
- Em 27 Maio de 1931 a Santa Sé nomeou-o Bispo de Vatarba e Auxiliar do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Cerejeira. A sua sagração episcopal realizou-se na igreja de São Domingos em Lisboa, a 25 de Julho de 1931, sendo o bispo sagrante o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Cerejeira.
- Enquanto bispo de Vatarba tem a missão de bispo missionário, ao percorrer a diocese administrando o sacramento do crisma, pregando e promovendo o levantamento da disciplina e o afervoramento da vida cristã, de tal maneira cumpriu essa missão que ficou conhecido como «O Bispo das Estradas», foi o grande organizador da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima nas comemorações do Tricentenário da Padroeira no ano de 1946, a todo o Patriarcado, acompanhando sempre a imagem por todas as terras por onde passou.
- Em 29 de Outubro de 1948 é transferido pela Santa Sé, de bispo titular de Vatarba para bispo residencial da diocese de Lamego, da qual tomou posse, por procuração, em 2 de Fevereiro de 1949 e nela deu entrada em 6 de Março do mesmo ano.
- Como bispo de Lamego, destaca-se a sua acção pastoral presente nos seus escritos; em 107 Provisões, 21 Decretos, 14 Exortações Pastorais, 5 Pastorais, 2 Instruções Pastorais e 2 Saudações Pastorais e muitos outros escritos. Estruturou as bases jurídicas das instituições diocesanas, através da realização do Sínodo Diocesano de 31 de Agosto a 2 de Setembro de 1953 e a promulgação das Constituições Sinodais da Diocese de Lamego em 8 de Setembro de 1953.
- Organizou e acompanhou em 1950 a peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima, a toda a diocese e promoveu grandes peregrinações diocesanas a Fátima e aos Remédios. No campo da catequese, organizou Congressos Eucarísticos, Congressos Catequísticos e Concentrações Catequísticas por toda a diocese.
- Fruto do seu grande empenho e amor aos seminários/seminaristas e aos sacerdotes, é reconstruído o seminário menor de Resende em 1957 e construído de raiz o seminário maior de Lamego que é inaugurado no dia 17 de Setembro de 1961. Vê todos os seus esforços recompensados com a ordenação de 75 sacerdotes durante os 22 anos como bispo de Lamego. Foram também construídas várias igrejas novas e reconstruídas outras, tal como várias capelas, residências e salões paroquiais, adquiridos passais para os párocos mais pobres, tendo fundado também a «Mútua do Clero», para dar assistência aos sacerdotes idosos e doentes.
- Como grande bispo construtor foi ainda o responsável pelo acabamento do escadario dos Remédios e a Casa de São José e muitas outras obras.
- A 27 de Maio de 1962 a diocese de Lamego presta-lhe uma grande homenagem, por ocasião das suas bodas de ouro sacerdotais e o trigésimo aniversário da sua ordenação episcopal. O Papa João XXIII concedeu-lhe o título honorífico de bispo assistente ao sólio pontifício e seu prelado doméstico. Está também presente em várias sessões do Concilio Vaticano II.
- No dia 2 de Fevereiro de 1972 com 81 anos, lê a Saudação de Despedida, na Sé Catedral de Lamego deixando a governação da diocese nas mãos do seu sucessor D. Américo Henriques.
- Morre no dia 2 de Março de 1980, às 7 e 15h da manhã, na Casa de São José, os seus restos mortais repousam na capela-mor da Sé Catedral de Lamego.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.