É que um povo sem memória é um povo sem futuro.
- Nasceu na freguesia de Cepos, concelho de Arganil no dia 31 de Julho de 1889, filho de José Maria da Silva e de Maria do Carmo Neves, recebe o baptismo no mesmo ano no dia 1 de Setembro.
- Em Outubro de 1904, com 15 anos ingressa no Seminário de Coimbra, como aluno externo, onde conclui os estudos preparatórios e o curso teológico em 1910.
- Enquanto seminarista recebe o sacramento da confirmação, prima tonsura e os quatro graus das ordens menores, no dia 17 de Dezembro de 1904.
- Recebe o diaconado a 6 de Agosto de 1911 e em 23 de Dezembro do mesmo ano é ordenado presbítero na capela da Costeira de Carregosa, concelho de Oliveira de Azeméis, pelas mãos de D. Manuel de Bastos Pina, bispo conde de Coimbra, celebrando a primeira missa em Cepos a 25 de Dezembro de 1911.
- Enquanto sacerdote da diocese de Coimbra é nomeado prefeito, professor de latim e filosofia e ecónomo no seminário de Coimbra, secretário e tesoureiro da Comissão Diocesana dos Indultos Pontifícios e presidente da Congregação Académica de Maria Imaculada de Coimbra, é o organizador e orientador das grandes peregrinações nacionais ao Santuário Lourdes - França, sendo o responsável pelos peregrinos da diocese de Coimbra, é nomeado beneficiado e mais tarde cónego capitular da Sé Catedral de Coimbra.
- Em 27 Maio de 1931 a Santa Sé nomeou-o Bispo de Vatarba e Auxiliar do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Cerejeira. A sua sagração episcopal realizou-se na igreja de São Domingos em Lisboa, a 25 de Julho de 1931, sendo o bispo sagrante o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Cerejeira.
- Enquanto bispo de Vatarba tem a missão de bispo missionário, ao percorrer a diocese administrando o sacramento do crisma, pregando e promovendo o levantamento da disciplina e o afervoramento da vida cristã, de tal maneira cumpriu essa missão que ficou conhecido como «O Bispo das Estradas», foi o grande organizador da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima nas comemorações do Tricentenário da Padroeira no ano de 1946, a todo o Patriarcado, acompanhando sempre a imagem por todas as terras por onde passou.
- Em 29 de Outubro de 1948 é transferido pela Santa Sé, de bispo titular de Vatarba para bispo residencial da diocese de Lamego, da qual tomou posse, por procuração, em 2 de Fevereiro de 1949 e nela deu entrada em 6 de Março do mesmo ano.
- Como bispo de Lamego, destaca-se a sua acção pastoral presente nos seus escritos; em 107 Provisões, 21 Decretos, 14 Exortações Pastorais, 5 Pastorais, 2 Instruções Pastorais e 2 Saudações Pastorais e muitos outros escritos. Estruturou as bases jurídicas das instituições diocesanas, através da realização do Sínodo Diocesano de 31 de Agosto a 2 de Setembro de 1953 e a promulgação das Constituições Sinodais da Diocese de Lamego em 8 de Setembro de 1953.
- Organizou e acompanhou em 1950 a peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima, a toda a diocese e promoveu grandes peregrinações diocesanas a Fátima e aos Remédios. No campo da catequese, organizou Congressos Eucarísticos, Congressos Catequísticos e Concentrações Catequísticas por toda a diocese.
- Fruto do seu grande empenho e amor aos seminários/seminaristas e aos sacerdotes, é reconstruído o seminário menor de Resende em 1957 e construído de raiz o seminário maior de Lamego que é inaugurado no dia 17 de Setembro de 1961. Vê todos os seus esforços recompensados com a ordenação de 75 sacerdotes durante os 22 anos como bispo de Lamego. Foram também construídas várias igrejas novas e reconstruídas outras, tal como várias capelas, residências e salões paroquiais, adquiridos passais para os párocos mais pobres, tendo fundado também a «Mútua do Clero», para dar assistência aos sacerdotes idosos e doentes.
- Como grande bispo construtor foi ainda o responsável pelo acabamento do escadario dos Remédios e a Casa de São José e muitas outras obras.
- A 27 de Maio de 1962 a diocese de Lamego presta-lhe uma grande homenagem, por ocasião das suas bodas de ouro sacerdotais e o trigésimo aniversário da sua ordenação episcopal. O Papa João XXIII concedeu-lhe o título honorífico de bispo assistente ao sólio pontifício e seu prelado doméstico. Está também presente em várias sessões do Concilio Vaticano II.
- No dia 2 de Fevereiro de 1972 com 81 anos, lê a Saudação de Despedida, na Sé Catedral de Lamego deixando a governação da diocese nas mãos do seu sucessor D. Américo Henriques.
- Morre no dia 2 de Março de 1980, às 7 e 15h da manhã, na Casa de São José, os seus restos mortais repousam na capela-mor da Sé Catedral de Lamego.
Fonte: aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.