sábado, 19 de novembro de 2011

Obrigado, D. Jacinto!

D. Jacinto Botelho, 76 anos, é oriundo da nossa diocese a cujo serviço tem dedicado quase toda a sua vida. Exceptuam-se os 4 anos como Bispo Auxiliar de Braga.
A sua ordenação episcopal ocorreu na Sé de Lamego a 20 de Janeiro de 1996 e foi nomeado Bispo de Lamego a 20 de Janeiro de 2000, tendo tomado posse a 19 de Março do mesmo ano. Foram mais de 11 anos a presidir à Igreja Lamecense.
A partir de hoje e até à tomada de posse do senhor D. António Couto - 29 de Janeiro próximo - D. Jacinto Botelho é o Administrador Apostólico de Lamego.

Obrigado, senhor D. Jacinto, o Bispo peregrino de Santa Helena aos longos destes anos!
Obrigado pelo interesse e carinho com que tratou a comunidade paroquial tarouquense!
Obrigado pela sua fé, testemunhada, viva e profunda!
Obrigado pela sua humildade, pela aceitação da diferença, pela fidelidade à Igreja!
Obrigado por nos apontar constantemente o caminho da conversão a Cristo e à Sua Mensagem!
Obrigado pela amizade que a todos dedicou!
Obrigado pelo Pastor que foi!
Por tudo, obrigado!
Um Bispo, uma vez ao serviço da sua Diocese, não deixa de estar, mesmo quando passa a emérito. Estará de outra forma. Certamente menos na "boca do palco", mas igualmente presente pela oração, pelo estudo, pela reflexão, pela colaboração lealíssima com o novo Bispo como é timbre da nobreza de carácter de D. Jacinto, pela amizade e pela ajuda a esta Igreja Local que ele ama.

Mensagem de D. Jacinto Botelho,
Administrador Apostólico de Lamego
Sua Santidade Bento XVI nomeou o Senhor D. António José da Rocha Couto para meu sucessor. Saúdo-o com a maior amizade e consideração e auguro-lhe um episcopado carregado de Bênçãos e êxitos pastorais.
Tenho servido esta Igreja de Lamego que desposei, quase ao longo de 12 anos, como bispo diocesano e continuarei a servi-la, como administrador apostólico, até à tomada de posse do meu sucessor.
Antes de mais agradeço ao Senhor a magnanimidade da Graça recebida, a confiança que o Beato João Paulo II e o actual Pontífice, Sua Santidade, Bento XVI, em mim depositaram; a vivência de fraternidade com os irmãos no episcopado; igualmente tenho de ser grato ao Senhor pela comunhão e docilidade do Presbitério, pelo testemunho sempre estimulante das religiosas e religiosos e dos membros dos Institutos de vida apostólica; e pela amizade, carinho, e dedicação dos nossos leigos.
Penaliza-me a debilidade e imperfeição da minha resposta e do meu serviço que, confiando na misericórdia de Deus, Ele me perdoará, e vós também sabeis desculpar, como tão generosamente tendes manifestado.
Mas devo agradecer ainda ao Senhor a riqueza de que esta Diocese de Lamego vai beneficiar com a nomeação do Senhor D. António Couto. Natural de Vila Boa do Bispo, Marco de Canaveses, Porto, é membro da Sociedade Missionária da Boa Nova e até agora Bispo Auxiliar de Braga, que vários dos nossos sacerdotes conhecem, porque orientou um dos últimos retiros anuais do nosso clero. Trata-se de um Bispo de reconhecida cultura e competência teológica, nomeadamente no campo da Sagrada Escritura, que até ao momento tem sido professor na Faculdade de Teologia do Porto da Universidade Católica. Foi eleito na última Assembleia da Conferência Episcopal para presidir à Comissão agora reestruturada com o pelouro da Missão e Nova Evangelização. Cabe-lhe por isso a responsabilidade de coordenar toda a movimentação em que a Igreja de Portugal se encontra empenhada na linha da Nova Evangelização, o que é uma mais-valia para a nossa Diocese.
Agradeço as orações que permanentemente por mim tendes feito chegar ao Céu, durante o meu ministério episcopal, prática a que continuareis a ser fiéis também pelo nosso novo Bispo que, se Deus quiser, em 29 de Janeiro tomará posse da Diocese, e receberemos com júbilo, numa manifestação viva de fé e de comunhão.
+Jacinto Tomaz de Carvalho Botelho, Administrador Apostólico de Lamego


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.