quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Programa pastoral da diocese de Lamego para 2011-12 tem como tema «A Família e a Igreja, nos Caminhos da Nova Evangelização»

--
O bispo de Lamego disse hoje que quer apostar na formação dada aos noivos antes do seu casamento católico, tendo também sublinhado que a evangelização na família deve passar mais por exemplos do que por palavras.
A preparação para o casamento “é absolutamente necessária e urgente para que a receção do sacramento do Matrimónio seja o assumir de um compromisso que insere os que o celebram dentro de uma Igreja viva”, afirmou D. Jacinto Botelho à Agência ECCLESIA.
“Isto reclama uma formação muito grande. Temos de apostar seriamente na preparação remota, próxima e imediata do Matrimónio, para que os nossos casais sejam verdadeiras Igrejas domésticas, onde se respira um ambiente cristão”, acrescentou o prelado.
O plano pastoral para 2011-12, que vai ser apresentado este domingo, Dia da Igreja Diocesana de Lamego, intitula-se “A Família e a Igreja, nos Caminhos da Nova Evangelização”.
O responsável sublinhou que é preciso redobrar a “consciência de que a família, para ser evangelizadora, tem de ser a primeira a ser evangelizada”, objetivo que se cumpre através da “autenticidade de vida”: “As pessoas estão muito mais abertas aos testemunhos do que aos mestres, e a estes só aceitam se forem testemunhas”.
O tema do plano pastoral foi escolhido na sequência da auscultação que a Conferência Episcopal realizou a dioceses e congregações religiosas, no âmbito do projeto ‘Repensar Juntos a Pastoral da Igreja em Portugal’.
“Muitas pessoas da diocese responderam e uma das referências mais significativas da urgência da reflexão é a família, concretamente o comportamento das pessoas dentro da Igreja”, explicou D. Jacinto Botelho.
O próximo Sínodo dos Bispos, sobre ‘A nova evangelização para a transmissão da fé cristã’, de 7 a 28 de outubro de 2012, e o ‘Ano da Fé’, entre o mesmo mês e novembro de 2013, período que o prelado quer que seja vivido “com toda a consciência e intensidade”, contribuíram também para escolher o tema do plano pastoral.
D. Jacinto Botelho apresentou em 2010 a renúncia ao Papa Bento XVI por ter completado 75 anos, de acordo com as normas do Direito Canónico, estando à espera da designação do seu sucessor.
“Aguardo com muita serenidade. De certeza que não vai demorar a nomeação do meu substituto, até porque o pedido foi feito há mais de um ano”, afirmou o prelado, adiantando ser “possível” que “brevemente” se conheça o nome do novo bispo de Lamego.
O prelado que há 11 anos dirige a diocese lamecense, no distrito de Viseu, considera ser “natural” que os fiéis estejam “numa certa expectativa”, que não quer que seja “passiva” mas “dinâmica”.
Depois da apresentação do plano pastoral aos 200 responsáveis de movimentos e organismos esperados às 10h00 de domingo no Seminário Maior, o programa do Dia da Igreja Diocesana prossegue às 16h00, na sé, com uma missa onde vai ser ordenado um diácono.
A ordenação vai ser integrada no programa comemorativo dos 50 anos do Seminário Maior de Lamego, assinalados em setembro.
In ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.