sexta-feira, 25 de junho de 2010

Trabalho infantil

215 milhões de crianças trabalham para sobreviver

O director-geral da Organização Internacional do Trabalho, Juan Somavia, aproveitou o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil para denunciar esta realidade:
"Enquanto milhares de pessoas desfrutam da excitação do Campeonato Mundial de Futebol, cerca de 215 milhões de crianças trabalham para sobreviver. A educação e os jogos são um luxo para eles. Os progressos relativamente ao fim do trabalho infantil estão a enfraquecer, e nós não estamos no bom caminho para pôr fim às piores formas de trabalho infantil até 2016", considerou Somavia.
"Temos de ganhar um novo fôlego. Vamos aproveitar a inspiração do Mundial de Futebol, e enfrentar este desafio com a energia, a boa estratégia e a determinação para atingir este objectivo", defende o líder da Organização Internacional do Trabalho (OIT) numa mensagem alusiva à data.
Que a criança faça algumas tarefas leves em casa para ajudar os pais pode até ser educativo. Sobretudo nas férias. Mas tem de se lhe dar tempo para ir à escola, para fazer os trabalhos escolares e para brincar. Ora muitas destas crianças de que se fala atrás trabalham horas e horas por dia, muitas vezes em trabalhos duros, sem possibilidade de frequentar a escola e de ter uma vida adequada à sua idade. E isto tem de ser combatido.
A ausência escolar prejudica o presente e futuro de uma criança. Tem muito menos chance de alcançar um emprego melhor, não vive a sua infância e cresce muitas vezes com angústia, dor, raiva, senão dos pais, pelo menos do mundo em que vive. Tem tudo para se tornar um criminoso ou marginal.
A crise económica não pode alhear as autoridades da necessidade de fazer cumprir a lei. O director-geral da OIT considerou que "o declínio económico não pode tornar-se uma desculpa para menor ambição e para a inércia", relativamente ao combate ao trabalho infantil. Assim, para o futuro defendeu o reforço da garantia e ampliação do acesso à educação básica universal, a criação de uma plataforma de protecção social básica e a promoção de oportunidades de emprego para os progenitores, de modo a evitar situações de pobreza e de trabalho infantil.

O Amigo do Povo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.