quinta-feira, 10 de junho de 2010

Tarouca na Peregrinação Anual das Crianças a Fátima





Tema da Peregrinação: «Quereis oferecer-vos a Deus?»

Ao contrário do que tem sido hábito, este ano não pudemos ir na véspera, porque alguns catequizandos tinham tarefas relacionadas com a escola. Saímos às 5 horas, o que para mim significou uma noite completamente em claro.

A essa hora, fomos recebidos por uma chuva impertinente que se foi intensificando ao longo da viagem. Uma ou outra aberta que nos ia fazendo reacender a esperança de que o tempo ia melhorar, não obteve confirmação. O pequeno almoço aconteceu mesmo no autocarro.

Ao chegar a Fátima, chovia e temeu-se o pior. Felizmente o tempo foi melhorando e pudemos entrar na Basílica, ver a Capelinha das Aparições, caminhar até à Igreja da Santíssima Trindade onde teve lugar uma bela encenação sob o título "Jacinta, flor que sorri para o Céu" diante de um moldura humana impressionante (esmagoramente formada por crianças).
Viemos depois até ao recinto e ficamos muito pertinho do altar campal onde decorreu a parte central da peregrinação - a Eucaristia, presidida por D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, que sintonizou a sua breve e clara homilia em duas palavras: ESCUTAR E OFERECER. Foram duas horinhas ali! Não estava frio e duas ou três vezes fomos visitados por uns grossos pingos de água que fizeram erguer um gigantesco cogumelo de guarda-chuvas, felizmente sempre por pouco tempo.
Recebida a prenda que o Santuário sempre oferece aos pequenos, caminhámos para o autocarro, já com alguma chuva que só esperou que entrássemos no veículo para então descarregar toda a sua fúria. E lá tivemos nós que almoçar no autocarro...
A visita aos Valinhos, às casas dos pastorinhos e ao poço do Arneiro, bem como a compra de recordação e o sorver do gelado que lhes ofereci já decorreram sob uma temperatura amena e sem chuva.
Pelo caminho, visitámos o Mosteiro da Batalha e por lá lanchámos.
No regresso, cada criança e cada adulto presidiram a uma Avé-Maria e indicaram uma intenção. Interessante! A grande maioria dos pequenos não pediu nada a Nossa Senhora, apenas agradeceu. Como eles nos ensinam a rezar!!!
Apesar da chuva e de todos os contratempos que sempre provoca nestas situações, a viagem correu muito bem. Houve calma, alegria, correcção, compreensão, cooperação. O motorista foi simpatiquíssimo. Os catequistas inultrapassáveis em acompanhamento, dedicação, preocupação, orientação. Admirável a maneira como prepararam até ao pormenor toda a logística referente às refeições que senti que agradaram aos catequizandos. Os pequenos foram fantásticos. Em tudo.
O meu agradecimento a todos eles e às pessoas que fizeram ofertas para as refeições.
O Pároco

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.